As controvérsias em torno da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China continua a ter como principal bandeira as sanções importas à Huawei. Numa recente entrevista concedida pelo fundador e CEO da fabricante chinesa, Ren Zhengfei, à CNBC, é referido que haverá consequências relacionadas com as imposições dos Estados Unidos para a própria Google. Ao mudar os seus equipamentos para o seu sistema operativo proprietário, a Huawei transfere entre 700-800 milhões de utilizadores, uma fatia muito significante para a gigante americana.

“A Huawei e a Google vão estar sempre no mesmo lado dos interesses e se não utilizarmos o sistema da Google, a empresa irá perder entre 700 a 800 milhões de utilizadores no futuro”, menciona Ren Zhengfei. O novo sistema operativo HongMeng OS está preparado para arrancar em outubro e a empresa já terá enviado um milhão de dispositivos para teste, estando inclusivamente rotulados para divulgar a marca em diversos mercados espalhados pelo mundo.

O CEO da Huawei revelou ainda as primeiras projeções negativas relacionadas com o embargo imposto pelo executivo de Trump, revelando que as receitas serão de 30 mil milhões de dólares a menos do que esperado. Ainda assim, não está preocupado com as projeções revistas, porque ainda assim fará um encaixe calculado de 100 mil milhões durante o ano.

tek aptoide

Quem poderá lucrar com a eventual saída de cena da Google são as restantes lojas de aplicações Android alternativas, e neste caso a portuguesa Aptoide encontra-se numa posição privilegiada, pelo seu vasto portfólio de aplicações. A loja portuguesa independente conta com cerca de 900 mil aplicações, incluindo, ironicamente algumas apps da própria Google, como o Maps. A Huawei conta com uma app interna de galeria de imagens, pronta a substituir o Google Photos, caso seja necessário.

Quando surgiram os primeiros entraves à utilização do Android, a Aptoide entrou em conversações com a gigante chinesa, referindo que a parceria poderia passar por duas formas: ou a loja de aplicações da startup é instalada nos smartphones da Huawei, ou então, passa a integrar os conteúdos da Aptoide na sua própria loja.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.