Os números não são concretos e dão azo à imaginação. Mas para um mercado como o português e para um dispositivo que é um caso isolado no segmento dos smartphones, "dezenas de reservas" é uma medida com algum significado.

Em Portugal o Jolla é vendido pela SmarTeki9, um representante português de produtos e serviços tecnológicos de várias marcas, que desde o dia em que abriu as pré-reservas do smartphone tem recebido várias encomendas.

"Desde o primeiro dia que as reservas têm vindo a crescer", revela ao TeK o diretor de marketing da Smarteki9, Pedro Marques. O sucesso também é medido pela grande curiosidade que tem sido mostrada pelas pessoas e por profissionais, "o que tem resultado em inúmeros pedidos de informação e para a realização de testes".

Pedro Marques considera que o interesse registado é um reflexo da necessidade de competição no mercado dos smartphones: "as opiniões recebidas foram bastantes positivas, uma vez que se trata de uma verdadeira alternativa aos sistemas operativos dominantes".

O primeiro trimestre de 2014 continua a ser a data avançada para a chegada do telemóvel a Portugal.O Jolla custa 399 euros e também está à venda através da loja online da empresa.

O Jolla vem equipado com o Sailfish OS, um software que "bebe" muito do falecido MeeGo da Nokia. Além de apresentar um interface próprio, baseado na utilização através de gestos, o sistema operativo garante ainda acesso a mais de cem mil aplicações do Android - incluindo nomes grandes como YouTube, Twitter, Skype, WhatsApp e Spotify.

Mas existem outros elementos diferenciadores que na opinião do responsável de marketing ajuda a diferenciar o equipamento, como "o facto de ter um sistema operativo verdadeiramente multitasking" e de "as suas tampas inteligentes permitirem uma personalização do smartphone de uma forma até agora nunca feita".

Estas capas inteligentes vêm equipadas com tecnologia NFC. Imagine uma capa azul - assim que colocada no telemóvel o interface do telemóvel transforma-se, ficando o wallpaper azul, mudando os ícones e acrescentado até novos sons.

A Jolla disponibiliza ainda uma API que permite que os programadores possam personalizar as definições de cada capa.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.