Os números não são concretos e dão azo à imaginação. Mas para um mercado como o português e para um dispositivo que é um caso isolado no segmento dos smartphones, "dezenas de reservas" é uma medida com algum significado.

Em Portugal o Jolla é vendido pela SmarTeki9, um representante português de produtos e serviços tecnológicos de várias marcas, que desde o dia em que abriu as pré-reservas do smartphone tem recebido várias encomendas.

"Desde o primeiro dia que as reservas têm vindo a crescer", revela ao TeK o diretor de marketing da Smarteki9, Pedro Marques. O sucesso também é medido pela grande curiosidade que tem sido mostrada pelas pessoas e por profissionais, "o que tem resultado em inúmeros pedidos de informação e para a realização de testes".

Pedro Marques considera que o interesse registado é um reflexo da necessidade de competição no mercado dos smartphones: "as opiniões recebidas foram bastantes positivas, uma vez que se trata de uma verdadeira alternativa aos sistemas operativos dominantes".

O primeiro trimestre de 2014 continua a ser a data avançada para a chegada do telemóvel a Portugal.O Jolla custa 399 euros e também está à venda através da loja online da empresa.

O Jolla vem equipado com o Sailfish OS, um software que "bebe" muito do falecido MeeGo da Nokia. Além de apresentar um interface próprio, baseado na utilização através de gestos, o sistema operativo garante ainda acesso a mais de cem mil aplicações do Android - incluindo nomes grandes como YouTube, Twitter, Skype, WhatsApp e Spotify.

Mas existem outros elementos diferenciadores que na opinião do responsável de marketing ajuda a diferenciar o equipamento, como "o facto de ter um sistema operativo verdadeiramente multitasking" e de "as suas tampas inteligentes permitirem uma personalização do smartphone de uma forma até agora nunca feita".

Estas capas inteligentes vêm equipadas com tecnologia NFC. Imagine uma capa azul - assim que colocada no telemóvel o interface do telemóvel transforma-se, ficando o wallpaper azul, mudando os ícones e acrescentado até novos sons.

A Jolla disponibiliza ainda uma API que permite que os programadores possam personalizar as definições de cada capa.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.