Depois de lançar o Snapdragon 8 Gen 3, que está presente em smartphones como o novo Xiaomi 14, a Qualcomm revela um novo processador mobile que promete suportar funcionalidades de IA generativa em equipamentos mais “económicos”.

De acordo com a empresa, o Snapdragon 7 Gen 3. chega com uma unidade de processamento neural atualizada. A tecnológica explica que no que respeita à IA, o chip conta com o Qualcomm AI Engine, que se destaca pela sua arquitetura de baixo consumo, com uma melhoria de 60% no desempenho por watt.

Qualcomm | Snapdragon 7 Gen 3
créditos: Qualcomm

Inclui-se também o Qualcomm Sensing Hub que, segundo a empresa, permite reconhecer atividades e uma melhor compreensão das rotinas nas aplicações.

Para lá do suporte a funcionalidades de IA generativa, o Snapdragon 7 Gen 3 chega também com melhorias no desempenho. A tecnológica afirma que a CPU Qualcomm Kryo é capaz de atingir velocidades até 2.63 GHz, prometendo uma melhoria de 15% na performance e de 20% da eficiência energética.

Qualcomm revela Snapdragon 8 Gen 3 e quem vai integrar o chipset nos próximos smartphones
Qualcomm revela Snapdragon 8 Gen 3 e quem vai integrar o chipset nos próximos smartphones
Ver artigo

Já a GPU Qualcomm Adreno promete um processamento de gráficos 50% mais rápido e a Qualcomm Spectra Triple ISP suporta a captura de imagens a 200 MP, assim como a captação simultânea de fotografias por três lentes e funcionalidades inteligentes para as fotos e vídeos, afirma a empresa.

O Snapdragon 7 Gen 3 suporta também velocidades de download até 5 Gbps, além de Wi-Fi 6/6E e Bluetooth 5.3. A Qualcomm avança que o chip será utilizado em smartphones de marcas como a Honor ou Vivo, com a chegada dos primeiros equipamentos que fazem uso do chip prevista para o final de novembro.