Os amantes de alta-fidelidade podem fazer um upgrade de “luxo” aos seus smartphones. Normalmente o investimento vai para os melhores headsets do mercado, mas nem sempre o resultado sonoro é o pretendido, por isso, a THX, especialista de som surround na área do cinema, sobretudo, apresentou o seu primeiro equipamento de consumo, o THX Onyx.
Na prática trata-se de um dongle USB-C utilizado como elemento intermédio entre o smartphone e uns bons auscultadores, com o objetivo de elevar a qualidade do áudio em equipamentos móveis. O periférico, que chega ao mercado com um preço a rondar os 210 euros, substitui qualquer amplificador tradicional DAC. Existem outras opções no mercado, mas o selo da THX dá uma confiança adicional aos fãs de áudio surround e imersivo.
De um lado do periférico é ligado ao equipamento por USB-C magnético. Do outro lado, tem uma saída em jack para auscultadores. E o equipamento ainda fornece um adaptador de USB-C para USB-A, caso o utilizador não tenha. O dispositivo tem LEDs que indicam a qualidade do áudio em diferentes formas, desde o formato standard, alta resolução, stream digital direta e com Master Quality Anthentication (MQA).
Mas o que torna o THX Onyx valioso para o som? No seu interior tem um chip de amplificação da THX, o THX AAA-78. A empresa refere que se trata da configuração mais poderosa para o mobile com a certificação THX, sendo mesmo o primeiro a utilizar este DAC. E explica que é tão poderoso como um desktop ou mesmo um setup de amplificação, com a vantagem do seu tamanho reduzido.
O seu processador reduz três tipos de destorção até 40 dB, para além de aumentar o sinal de output para obter mais alcance dinâmico e nível da pressão do som (SPL), ao mesmo tempo que garante total fidelidade de som. A tecnologia está preparada para suportar a qualidade master, ou seja, o formato com que é gravado no estúdio ou em prestações ao vivo.
No website do produto, onde o pode comprar, são explicadas mais funcionalidades técnicas do equipamento. Este é compatível com qualquer equipamento com uma porta USB-C ou USB-A através do adaptador, seja no PC, equipamentos da Apple e Android. No caso do iPhone será necessário ter o adaptador de Lightning para USB.
A THX tem uma parceria com a Razer, o que significa que alguns dos novos periféricos da marca estão melhor otimizados para o uso do dongle. Além disso, os utilizadores podem aceder a diferentes perfis do software THX Spatial Audio gratuitamente na sua versão demonstração, ou pagar 20 dólares pelo produto completo.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Swift da NASA continua a descobrir fenómenos "explosivos", vinte anos depois do lançamento -
App do dia
Nova app Aerodocs promete organizar e proteger documentos no Android -
Site do dia
1in1million.com: Teste a sorte no pedra-papel-tesoura e torne-se uma lenda -
How to TEK
Saiba como fazer cálculos matemáticos escrevendo no bloco de notas da calculadora do iPadOS 18
Comentários