O que acontece quando um paraquedista se esquece de tirar o iPhone do bolso antes de saltar do avião? Seria de esperar que o resultado fosse desastroso, mas um novo vídeo, partilhado no TikTok por Hatton Smith, que mostra como o smartphone foi capaz de sobreviver a uma queda a uma altitude superior da 4.000 metros.

No vídeo, é possível observar o tiktoker, acompanhado por amigos, a fazer paraquedismo. O momento em que o iPhone cai do bolso foi captado pela câmara integrada no capacete de um dos participantes.

Nas cenas seguintes, Hatton e amigos encontram o iPhone, que, aparentemente, não parece ter sofrido grandes danos. Embora não seja possível perceber qual era o modelo de iPhone, o criador de conteúdo deu a conhecer na secção de comentários que estava a utilizar uma capa de proteção da Catalyst.

Como avança o website 9to5mac, Além da capa, de uma marca conhecida pelas suas criações mais robustas, outro dos factores que se acredita ter contribuído para a sobrevivência do smartphone foi o facto de ter caído num terreno pantanoso, com muita zonas enlameadas que acabaram por amparar a queda.

Carro despenha-se em ravina e ocupantes são salvos com ajuda do novo sistema de emergência do iPhone 14
Carro despenha-se em ravina e ocupantes são salvos com ajuda do novo sistema de emergência do iPhone 14
Ver artigo

Para lá de incidentes com quedas a grandes altitudes, recorde-se que a mais recente geração do iPhone conta com funcionalidades concebidas especialmente para situações de emergência que já ajudaram a salvar vidas após acidentes.

Por exemplo, no ano passado, as funcionalidades de deteção de capotamento e de comunicação SOS via satélite do iPhone 14 permitiram resgatar duas vítimas de um acidente de viação, numa área sem cobertura de telefone. No vídeo que se segue pode ver a operação de resgate.

Veja o vídeo

O serviço de comunicações de emergência por satélite passou a estar disponível para os utilizadores em Portugal em março. No final do ano passado, a funcionalidade tinha chegado à Europa, a países como França, Alemanha, Irlanda e Reino Unido. Além de Portugal, os Países Baixos, Itália, Luxemburgo, Bélgica e Áustria também ganharam acesso à funcionalidade.