O serviço de comunicações de emergência, por satélite, introduzido com a versão mais recente do iPhone estará disponível para os utilizadores em Portugal ainda este mês. Em dezembro do ano passado, a funcionalidade chegou à Europa, cobrindo num primeiro momento França, Alemanha, Irlanda e Reino Unido. A Apple anunciou agora que, até final do mês, quem vive em Portugal, nos Países Baixos, em Itália, no Luxemburgo, Bélgica e Áustria também vai passar a poder usar as novas funcionalidades.

O sistema de comunicações de emergência por satélite que a Apple passou a integrar no iPhone 14 (Emergência SOS) pode ser usado de forma gratuita durante dois anos, após a ativação e por quem tenha um dos modelos do iPhone 14. Não está disponível em gerações anteriores do smartphone.

Clique nas imagens para mais detalhes

Numa situação de emergência, em que não esteja disponível nem rede móvel, nem Wi-Fi, permite ao utilizador ainda assim comunicar, graças a uma ligação via satélite. A funcionalidade é ativada sempre que o utilizador tenta contactar os serviços de emergência pelos meios convencionais e não consegue. Nessa altura, o software do equipamento devolve um questionário, que vai reunir alguns dados importantes para caraterizar a situação, antes de reportá-la.

As respostas são encaminhadas para os serviços de emergência, via satélite, juntamente com dados de localização do utilizador, informação sobre a autonomia da bateria, altitude e dados médicos, se estiverem disponíveis. O utilizador pode também optar por avisar os seus contactos de emergência recorrendo à funcionalidade, que já ajudou a salvar vidas.

Em condições ideais, com uma visão direta do céu e do horizonte, uma mensagem poderá demorar cerca de 15 segundos para chegar ao destino. Já se o utilizador estiver em condições mais desfavoráveis, debaixo de árvores até média folhagem, o envio poderá demorar até um minuto. Em zonas de floresta densa, a comunicação pode não ser possível e acontece o mesmo em latitudes acima dos 62º.

Novo iPhone amarelo a caminho

Esta terça-feira, a Apple anunciou ainda outra novidade para os fãs de cores vivas. O novo iPhone 14 vai ter uma versão em amarelo, que estará disponível em mais de 60 países, antes mesmo da primavera chegar.

iPhone 14 amarelo
créditos: Apple

As pré-encomendas do iPhone 14 amarelo podem ser feitas a partir de 10 de março. O equipamento começa a ser vendido no dia 14 e na mesma data começam a ser comercializadas novas capas de silicone, onde também há uma opção amarelo canário. A opção amarelo vai estar disponível para o iPhone 14 e iPhone 14 plus de 128GB, 256GB e 512GB, informou a empresa.