Nos primeiros três meses do ano, as vendas de telemóveis na Europa voltaram a terreno positivo, segundo uma análise da Canalys. Entre janeiro e março terão sido expedidos pelos fabricantes 33,1 milhões de unidades, mais 2% que em igual período do ano passado.

O retomar do crescimento das vendas, como explica a empresa de estudos de mercado, deve-se ao desagravar da situação macroeconómica na região e ao início de um ciclo de renovação no ecossistema Android, dos modelos adquiridos durante a pandemia.

A Samsung foi a grande vencedora do trimestre, com 37% das vendas realizadas na região, em larga medida graças ao sucesso do Galaxy S24, mas também pelo interesse na gama renovada de dispositivos de gama baixa e média, integrados na linha A. As remessas da série Galaxy S para a Europa cresceram 58%, em comparação com o ano anterior, para 4,3 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2024.

A Apple foi a segunda fabricante que mais vendeu na Europa entre janeiro e março, conseguindo alcançar uma quota de 22%. Seguiram-se no ranking a Xiaomi, a Motorola e a Honor.

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Cerca de um terço dos telemóveis vendidos na Europa durante o período em análise (32%) foram equipamentos de gama alta, a maior percentagem de sempre na região para um primeiro trimestre. Neste grupo, a Canalys inclui os smartphones com preços iguais ou superiores a 800 dólares (740 euros).

“A divisão entre segmentos de preços está a aumentar, à medida que o segmento premium se inclina mais para a gama ultra-alta e o mercado de massas se inclina mais para a gama baixa”, confirma Runar Bjørhovde, analista da Canalys.

Ainda assim, o preço médio de venda de equipamentos na região aumentou apenas 2%, já que a par da procura de dispositivos mais caros, aumentou também a procura de dispositivos mais económicos.

Para o total do ano, a Canalys antecipa que as vendas de telemóveis na Europa cresçam 1%, já que a procura continuará a crescer lentamente e assente em ciclos de renovação que se tornaram mais longos.

As capacidades de IA tendem a afirmar-se cada vez mais como um ponto de interesse para os consumidores. Um estudo da Canalys mostra que 40% dos consumidores europeus reconhecem valor nestas características.

No entanto, a empresa de estudos de mercado acredita que continuará a haver um gap entre o interesse manifestado e a concretização desse interesse em compras efetivas. Os europeus estão entusiasmados com o poder da IA nos smartphones, mas só moderadamente. O mais provável é que o efeito desse entusiasmo só se sinta a médio/longo prazo.