A Autoridade de Certificação Let's Encrypt lançou um alerta dirigido aos utilizadores de smartphones Android com versões anteriores à 7.1.1 Nougat. Quem se inclui neste leque, que segundo a mesma fonte integra 33,8% dos utilizadores de equipamentos com o sistema operativo promovido pela Google, vai ter dificuldades, ou mesmo ficar privado de acesso, em muito sites a partir de janeiro do próximo ano.

A Let's Encrypt é uma das principais entidades certificadoras do mercado, com quase um terço dos domínios web a nível mundial a usarem a sua tecnologia. Até à data acordos de parceria com entidades emissoras de outros certificados, como a IdenTrust cujo os certificados de segurança são usados nos equipamentos Android mais antigos, garantiam a assinatura cruzada de mais do que uma tecnologia.

Do Android Auto à privacidade: 11 coisas que tem de saber sobre o novo Android 11
Do Android Auto à privacidade: 11 coisas que tem de saber sobre o novo Android 11
Ver artigo

Mas agora, com o fim previsto e sem intenção de renovação da parceria entre Let’s Encrypt e IdenTrust para setembro de 2021, a Let's Encrypt decidiu antecipar-se e já a partir de janeiro deixa de validar assinaturas cruzadas entre certificados. Com isto, os equipamentos que não tiveram instalada a sua tecnologia passam a ter dificuldade no acesso aos sites que a usam.

Aos utilizadores de smartphones Android mais antigos resta atualizar equipamentos para versões mais recentes, se os fabricantes tiverem ou planearem ter essas atualizações, ou explorar alternativas. Uma das soluções pode passar por instalar o Firefox que usa o certificado de raiz da Let’s Encrypt, mas a operação só vai validar o acesso a sites que confiem no mesmo certificado se forem feitos através daquele browser.

A assinatura cruzada de certificados entre Let’s Encrypt e IdentTrust vale desde 2016. Os equipamentos que não receberam atualizações do sistema operativo posteriores a essa data devem por isso ser alvo destas dificuldades.

O Android 11 é a nova versão que está a chegar aos smartphones, trazendo melhorias na interface dos utilizadores, privacidade e segurança, assim como ainda mais recursos inteligentes para facilitar a experiência de utilização. Veja todas as novidades que estão a chegar ao sistema operativo móvel da Google.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.