A mais recente edição do Apple Worldwide Developers Conference (WWDC) foi palco de um “desfile” de novidades quanto aos sistemas operativos dos equipamentos da empresa da maçã, com uma abordagem mais discreta no que toca à aplicação de inteligência artificial. O WatchOS não foi uma exceção à regra e a inovação está bem presente na atualização ao sistema operativo dos relógios inteligentes da Apple.

O WatchOS 7 chegará em outubro e será compatível com todos os relógios lançados a partir de 2017. Conheça ao detalhe todas as novas funcionalidades do sistema operativo do Apple Watch.

Watch Faces e partilha facilitada

O WatchOS 7 vai permitir adicionar novos widgets e instrumentos personalizados ao gosto de cada utilizador, prometendo adaptar-se às suas atividades e ao seu estilo de vida.  Por exemplo, a Chronograph Pro conta com um taquímetro para calcular a velocidade com base no tempo de viagem. Há também Watch Faces a pensar nos entusiastas da fotografia, com a possibilidade de aplicar filtros cromáticos às imagens.

Através da atualização ao sistema operativo, os programadores poderão incluir mais do que uma Complication numa única Watch Face. Para as novas famílias, a Glow Baby pode apresentar múltiplas informações relevantes, como as horas em que o bebé tem de ser alimentado ou em quem tem de dormir uma sesta, ajudando os pais a não perder o “fio à meada”. Já a Dawn Patrol é capaz de mostrar aos fãs do surf como está a maré, a temperatura da água e a velocidade do vento do seu spot preferido.

Os utilizadores poderão ainda partilhar as Watch Faces que criaram, enviando-as através da aplicação de mensagens ou do email, ou então descobrir novas telas para o Apple Watch na App Store.

Sono e lavagem de mãos com uma ajuda da IA

As novidades apresentadas na WWDC 2020 dão a conhecer que a Apple quer dar mais ênfase à conveniência da utilização da IA em atividades comuns do dia-a-dia. A lavagem correta das mãos, por exemplo, algo que se tornou ainda mais importante em tempos de pandemia, ganha um novo “ajudante” através do Apple Watch.

Apple quer focar-se na “conveniência” da IA, mas a estratégia pode gerar questões sobre a privacidade
Apple quer focar-se na “conveniência” da IA, mas a estratégia pode gerar questões sobre a privacidade
Ver artigo

Embora as apps que ajudam a lavar bem as mãos não sejam uma total novidade no mundo tecnológico, uma vez que os smartwatches da Samsung têm uma funcionalidade que alerta para a lavagem frequente, o WatchOS 7 é capaz de detetar quando o utilizador está a lavá-las, “ouvindo” o barulho da água e “sentindo” o movimento das mãos. A Apple afirma que todos os sons captados pelo relógio não são automaticamente gravados pelo equipamento.

Assim que nota que as mãos estão a ser lavadas, o relógio começa automaticamente um contador de 20 segundos, com uma mensagem a congratular o utilizador no final. A funcionalidade está ligada à app de Saúde no iPhone e através dela é possível aceder a estatísticas de lavagem das mãos e informação sobre boas práticas de higiene.

Para muitos, ter uma boa noite de sono nem sempre é fácil e o WatchOS 7 tem uma nova funcionalidade que promete ajudar o utilizador a desacelerar quando chega a hora de deitar. Ao acompanhar o sono, a Sleep permite perceber se está a dormir as horas que deveria e através dela é possível criar uma rotina relaxante personalizada, comandando a Home app para passar música mais suave ou instruções de meditação.

O ecrã será desligado durante o sono e os alarmes podem ser apenas hápticos, vibrando no pulso para não incomodar as pessoas que dormem no mesmo quarto. Caso a bateria do relógio esteja a chegar ao fim perto da hora de ir dormir, o sistema lembrará o utilizador de o pôr a carregar. Segundo a Apple, os dados recolhidos através da Sleep serão encriptados no dispositivo ou na iCloud, para uma maior privacidade.

Foco no Fitness e em quem anda de bicicleta

Manter-se ativo não tem necessariamente de implicar passar “horas” a fazer exercícios físicos mais intensos e a app de Fitness inclui agora suporte a atividades como dança.

Para detetar corretamente quantas calorias estão a ser queimadas a cada passo ritmado, o WatchOS 7 combina dados dos sensores que monitorizam os batimentos cardíacos com os inputs do acelerómetro e giroscópio. O novo workout foi testado com os quatro estilos de dança mais comummente usados para fazer exercício: bollywood, cardio dance, hip-hop e latino.

Já a pensar em que usa a bicicleta como modo principal de deslocação, o novo sistema operativo contará com direções concebidas para ciclistas, com uma maior visibilidade no relógio, tornando-se mais fáceis de ler em movimento. A Maps dará também instruções especiais aos ciclistas, indicando quando devem desmontar da bicicleta para atravessar um passeio ou para ir pelas escadas para poupar tempo.

Cuidados com a audição e novidades da Siri

Ouvir música através dos headphones num volume demasiado alto pode causar danos à audição, assim, o WatchOS 7 conta com uma funcionalidade que avisa o utilizador quando o som está “aos berros”.

Além disso, a Apple explica que quando o utilizador atinge um determinado limite de tempo semanal de utilização de headphones, o Apple Watch avisá-lo-á de que está na hora de dar um descanso aos ouvidos. Os valores baseiam-se em indicações da Organização Mundial de Saúde que estabelecem que uma pessoa pode estar exposta a um nível de 80 db por 40 horas semanais sem causar impacto às suas capacidades auditivas.

O seu iPhone vai ser atualizado para iOS 14? Veja a lista dos equipamentos compatíveis
O seu iPhone vai ser atualizado para iOS 14? Veja a lista dos equipamentos compatíveis
Ver artigo

À semelhança da Siri no iOS 14, a assistente virtual da Apple no WatchOS 7 é também capaz de fazer traduções em tempo real de diversas línguas. A Siri também poderá ser usada para mandar mensagens por voz mais facilmente ou até ditá-las.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.