Smartphones, auriculares wireless, routers e outros equipamentos para a mobilidade estão no TEK Notícias que acompanha as novidades do mundo tecnológico e das principais fabricantes
O modelo de iPhone compacto lançado em 2016 entrou para a lista de produtos obsoletos da marca, ditando o fim do suporte oficial de hardware e reparações para os seus utilizadores.
Foi através de um vídeo discreto que a Samsung oficializou o lançamento do Exynos 2600, o seu primeiro chip fabricado internamente a 2nm, e que deverá ser utilizado em modelos da futura família Galaxy S26.
A Apple e o iPhone 17 são as estrelas do último trimestre do ano no mercado de smartphones, que vai fechar 2025 a crescer mais do que o previsto. Mas as boas notícias acabam em 2025, 2026 será “desafiante” para a indústria, diz a IDC.
Este Natal, a escolha de presentes tecnológicos pode ser mais do que um gesto simbólico: pode ser uma forma de preparar a empresa para um ano de 2026 mais ágil, conectado e humano.
Os novos smartphones prometem autonomias nunca vistas, com baterias que superam os 7.000 mAh graças à tecnologia de Silício-Carbono. Mas se comprar um dispositivo em Portugal e outro na China, o mais certo é verificar que o modelo europeu tem uma bateria mais pequena. Descubra o porquê.
O topo de tabela do AnTuTu de novembro confirma o que muitos "temiam": a Qualcomm continua a liderar com o seu Snapdragon 8 Elite Gen 5. Mas a MediaTek não dá descanso, tendo tomado controlo do segmento de gama média.
O Galaxy Z TriFold vai chegar primeiro à Coreia do Sul, com uma data de lançamento marcada para o dia 12 de dezembro. Além da Coreia do Sul, a Samsung planeia lançar o smartphone noutros mercados, incluindo nos Estados Unidos, onde deverá chegar no primeiro trimestre de 2026.
Segundo a consultora Counterpoint Research, a Apple prepara-se para destronar a Samsung pela primeira vez em 14 anos, graças ao sucesso do iPhone 17, e do ciclo de substituição pós-COVID que se tem verificado.
A Huawei acaba de lançar a Mate 80 Series na China, acompanhada pelo dobrável Mate X7. Em destaque está o modelo mais “apetrechado”, o Mate 80 Pro Max, mas os quatro topos de gama que compõem a linha têm uma novidade em comum: ecrãs com 8.000 nits para bater recordes de brilho.
A empresa tem presença direta em Portugal desde 2004 e depois de duas décadas muito centrada no canal de operadores, a ZTE quer agora alargar a presença, chegando a mais consumidores no mercado aberto com a linha de smartphones, wearables e tablets Nubia.
O que era prometido como o derradeiro símbolo de lealdade patriótica transformou-se numa longa espera silenciosa. O "T1", o smartphone dourado endossado pela Trump Organization, falhou as datas de lançamento previstas, deixando milhares de clientes à espera.
O lançamento global da Poco F8 Series está marcado para a próxima semana, num evento na Indonésia. Mas os novos smartphones não chegam sozinhos: os tablets Pad X1 e Pad M1 também se juntam ao alinhamento.
A novidade, anunciada pela Orange, recorre à tecnologia Direct to Device e está para já limitada ao mercado francês. No futuro, a operadora francesa espera expandir o serviço a mais smartphones além do Pixel 9 e 10 da Google.
Um protótipo do Honor Robot Phone esteve em exposição durante um evento da marca na China e novas imagens permitem ver mais detalhes do smartphone, incluindo do braço robótico integrado no módulo de câmaras.
Os novos Oppo Reno 15 e Reno 15 Pro fazem-se acompanhar pelo novo processador MediaTek Dimensity 8450, certificação IP69, baterias de grande capacidade e câmara traseira principal de 200 MP.
Segundo os últimos rumores, a Apple prepara-se para dividir os lançamentos anuais em dois períodos, um na primavera e outro no outono. E, ao que tudo indica, poderá lançar o iPhone Air 2 juntamente com o iPhone 18 já em março de 2027.
Chama-se Stream e para já só está disponível em pré-reserva. O anel inteligente criado por ex-colaboradores da Meta quer ser uma ajuda para tirar notas onde estiver, com ajuda de um assistente de IA.
A versão global do novo OnePlus 15 já chegou, desde 979 euros, e traz consigo um processador Snapdragon 8 Elite Gen 5, um ecrã LTPO de 6.78 polegadas de 165Hz, e uma bateria de 7300mAh que carrega a 120 Watts.
O novo topo de gama da marca chinesa pretende diferenciar-se da uniformidade dos modelos equivalentes de marcas rivais com a aplicação de um sistema modular que permite personalizar o módulo de câmaras traseiras.
Inspirado no conceito de "um pedaço de pano" (a piece of cloth), esta bolsa foi feita para acomodar o iPhone ou outros objetos de valor. Tem uma produção limitada, e só estará à venda em algumas lojas Apple, a partir de 149 dólares.
Vendas fracas do modelo ultrafino levam a Apple a suspender desenvolvimento da segunda geração do iPhone Air, agora sem data definida para regresso ao mercado.
A Huawei não quis ficar de fora da tendência dos smartphones ultrafinos, mas já vem com a lição estudada. Ao optar por não usar um chassis tão fino, resolve o principal problema dos modelos rivais, ao integrar uma bateria maciça de 6.500 mAh.
Seguindo a tendência do Samsung Galaxy Edge e do iPhone 17 Air, a Motorola pretende deixar o seu cunho nos ultrafinos. Por um preço bem abaixo dos concorrentes, promete a maior autonomia no segmento e o melhor módulo fotográfico.
A maior parte dos detalhes ainda estão por revelar, mas o aspeto geral do primeiro smartphone da marca especialista em dispositivos portáteis para gaming já foram divulgadas.