Smartphones, auriculares wireless, routers e outros equipamentos para a mobilidade estão no TEK Notícias que acompanha as novidades do mundo tecnológico e das principais fabricantes
A Huawei acaba de lançar a Mate 80 Series na China, acompanhada pelo dobrável Mate X7. Em destaque está o modelo mais “apetrechado”, o Mate 80 Pro Max, mas os quatro topos de gama que compõem a linha têm uma novidade em comum: ecrãs com 8.000 nits para bater recordes de brilho.
O lançamento global da Poco F8 Series está marcado para a próxima semana, num evento na Indonésia. Mas os novos smartphones não chegam sozinhos: os tablets Pad X1 e Pad M1 também se juntam ao alinhamento.
A novidade, anunciada pela Orange, recorre à tecnologia Direct to Device e está para já limitada ao mercado francês. No futuro, a operadora francesa espera expandir o serviço a mais smartphones além do Pixel 9 e 10 da Google.
Um protótipo do Honor Robot Phone esteve em exposição durante um evento da marca na China e novas imagens permitem ver mais detalhes do smartphone, incluindo do braço robótico integrado no módulo de câmaras.
Os novos Oppo Reno 15 e Reno 15 Pro fazem-se acompanhar pelo novo processador MediaTek Dimensity 8450, certificação IP69, baterias de grande capacidade e câmara traseira principal de 200 MP.
Segundo os últimos rumores, a Apple prepara-se para dividir os lançamentos anuais em dois períodos, um na primavera e outro no outono. E, ao que tudo indica, poderá lançar o iPhone Air 2 juntamente com o iPhone 18 já em março de 2027.
Chama-se Stream e para já só está disponível em pré-reserva. O anel inteligente criado por ex-colaboradores da Meta quer ser uma ajuda para tirar notas onde estiver, com ajuda de um assistente de IA.
A versão global do novo OnePlus 15 já chegou, desde 979 euros, e traz consigo um processador Snapdragon 8 Elite Gen 5, um ecrã LTPO de 6.78 polegadas de 165Hz, e uma bateria de 7300mAh que carrega a 120 Watts.
O novo topo de gama da marca chinesa pretende diferenciar-se da uniformidade dos modelos equivalentes de marcas rivais com a aplicação de um sistema modular que permite personalizar o módulo de câmaras traseiras.
Inspirado no conceito de "um pedaço de pano" (a piece of cloth), esta bolsa foi feita para acomodar o iPhone ou outros objetos de valor. Tem uma produção limitada, e só estará à venda em algumas lojas Apple, a partir de 149 dólares.
Vendas fracas do modelo ultrafino levam a Apple a suspender desenvolvimento da segunda geração do iPhone Air, agora sem data definida para regresso ao mercado.
A Huawei não quis ficar de fora da tendência dos smartphones ultrafinos, mas já vem com a lição estudada. Ao optar por não usar um chassis tão fino, resolve o principal problema dos modelos rivais, ao integrar uma bateria maciça de 6.500 mAh.
Seguindo a tendência do Samsung Galaxy Edge e do iPhone 17 Air, a Motorola pretende deixar o seu cunho nos ultrafinos. Por um preço bem abaixo dos concorrentes, promete a maior autonomia no segmento e o melhor módulo fotográfico.
A maior parte dos detalhes ainda estão por revelar, mas o aspeto geral do primeiro smartphone da marca especialista em dispositivos portáteis para gaming já foram divulgadas.
Com a introdução do Snapdragon 8 Elite Gen 5 e com a chegada dos primeiros smartphones equipados com os novos processadores da Qualcomm, o topo da tabela da AnTuTu foi completamente alterado. Mas a MediaTek também marca presença com o novo Dimensity 9500.
Desenhado para gamers competitivos, o novo RedMagic 11 Pro aposta em grande na mais recente geração de processadores da Qualcomm, integrando um novo sistema de arrefecimento e uma bateria generosa de 7.500 mAh
Um novo estudo revela que a Geração Z e os Millennials (18-35 anos) são a força motriz por trás do aumento do preço médio dos telemóveis, representando 65,3% dos novos compradores de smartphones de gama média-alta.
Apesar do avanço nos processos de fabrico e na utilização de materiais mais sustentáveis, metais preciosos como o ouro continuam a ser uma presença constante no interior de dispositivos como smartphones e tablets.
Dados fornecidos pela Omdia confirmam que o crescimento do mercado global de smartphones no último trimestre, que rondou os 3% face ao período homólogo, foi impulsionado pelos mercados Africanos, do Médio Oriente e da Ásia-Pacífico.
A Nothing lançou o primeiro smartphone de gama de entrada da linha principal, o Phone (3a) Lite, mantendo o design icónico e parte das funcionalidades.
Equipado com bateria de 6500 mAh de duas células, o Honor 400 Smart 5G conquistou o lugar de topo no ranking de autonomia da bateria nos testes da DXoMark.
A Samsung tenciona colocar o muito aguardado dobrável com ecrã tripartido no mercado ainda este ano. Por outro lado, o Galaxy Z Fold8 só fará a sua estreia em 2026. Apesar disso, já circulam rumores que apontam para mudanças na tecnologia de dobradiça e bateria.
Uma semana após o lançamento na China, a Oppo lança agora os novos Find X9 e X9 Pro, com disponibilidade imediata em Portugal, desde 999,99 e 1299,99 euros, respectivamente.