É apenas uma versão móvel, mas gera receitas como se não fosse. Só em equipamentos iOS, Fortnite já deu mais de 300 milhões de dólares à Epic Games. Isto tudo em 200 dias, de acordo com a analista de mercado, Sensor Tower. Recorde-se que o jogo está também disponível para as três maiores consolas do mercado (PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch), para além do PC.

Fortnite é um third-person shooter, que tem no modo battle royale o seu maior atrativo. A maior curiosidade que envolve os números das receitas é que o jogo é inteiramente gratuito, sendo que os jogadores têm apenas de pagar para personalizar as suas personagens. Aqui, não existe pay-to-win, o que significa que todos os recursos que podem ter impacto na performance do jogador em batalha, estão igualmente disponíveis para todos, quer o utilizador tenha, ou não, gasto dinheiro com o jogo. No entanto, os passes de temporada provaram ser uma aposta ganha. Ao adquirirem um destes passes, os jogadores vão desbloqueando novos artigos de personalização para as suas personagens, à medida que acumulam pontos de jogo. Só na semana em que foi lançada a sexta temporada, no passado dia 27 de setembro, o jogo lucrou mais de 20 milhões de dólares com compras feitas em iPhone e iPad.

O fenómeno é surpreendente, especialmente se o compararmos com outros hits do universo móvel. O mais próximo de atingir os números de Fortnite foi Clash Royale, que encaixou 228 milhões de dólares nos primeiros 200 dias de App Store.

tek sensor tower
tek sensor tower Receitas geradas por jogos móveis nos primeiros 200 dias em que estiveram disponíveis na App Store.

A versão Android não tem dado tanto retorno ao estúdio responsável por este título. Até à data foram geradas receitas na ordem dos 60 milhões de dólares, mas importa sublinhar que o jogo só está disponível para equipamentos móveis com OS da Google desde o passado dia 9 de agosto.

Em comparação com Player Unknown's Battlegrounds, que é o segundo jogo mais popular do género, Fortnite também se destaca. Desde que chegou ao iOS, a 19 de março, o jogo gerou "apenas" 47 milhões de dólares.