O que leva técnicos de alguns dos melhores clubes de futebol portugueses a utilizarem uma app iOS e Android como apoio às metodologias de treino e análises de jogo? Algo como o Magicoach, um sistema que está agora ao seu dispor sob a forma de app de demonstração e que estará à venda em setembro por menos de 300 euros por cada utilização individual.

A app já disponível nas lojas online permite constatar apenas um pouco do que é capaz de fazer o sistema Magicoach, que recorre a tecnologias GPS para gravar as posições de jogadores de futebol durante a sua atividade, seja ela um treino ou um jogo.

O que a aplicação faz é recolher dados através de módulos GPS colocados numa braçadeira em cada jogador. São transmitidos assim vários indicadores físicos e táticos, que vão permitir avaliar o desempenho individual e competitivo de cada jogador e respetiva interação e integração com a equipa. Tudo através do tracking dos seus movimentos.

O que acontece depois é que o algoritmo criado pela Magicoach calcula e apresenta dados relativos a sprints e estilos de jogo, por exemplo, providenciando até mapas de posicionamento e movimentações.

Este sistema de tracking para futebolistas vai ficar disponível em setembro e ao preço reduzido que já referimos acima, como diz a empresa em comunicado, destinando-se assim a jogadores amadores. Isto porque o sistema de base é já utilizado há algum tempo por grande clubes nacionais e estrangeiros.

Como conta João Wemans à agência Lusa, “a tecnologia tracking GPS tem custos a rondar os 60 mil euros época e é utilizada, entre outros, pelos três 'grandes' do futebol português – Benfica, FC Porto e Sporting – e por quase todos os clubes da liga inglesa". O responsável da Magicoach fala ainda do Leicester, o campeão em título da Liga Inglesa, como “um exemplo da boa utilização do sistema”.

A app de demonstração do Magicoach está disponível para download gratuito nas versões Android e iOS.