Proveit é uma aplicação que o desafia a apostar na sua própria capacidade intelectual. Com base nos tradicionais sistemas de trivia, a app exige-lhe que escolha uma categoria, coloque algum dinheiro no pote central e compita com outros utilizadores pelo prémio. Se souber mais e for mais rápido do que o adversário, os euros serão seus.

Cada jogo tem cerca de 10 perguntas de escolha múltipla e opõe apenas dois jogadores, ao contrário do popular HQ Trivia que reúne centenas ou milhares de utilizadores por edição, que tentam resistir a todas as questões para ganhar uma parcela do pote final. Adicionalmente, a Proveit dinamiza ainda torneios com mil dólares de prémio a serem atribuídos ao vencedor.

Note que nos jogos de mano-a-mano a Proveit reclama 15% das apostas colocadas em jogo, o que lhe permite fornecer uma aplicação gratuita e sem qualquer tipo de publicidade in-app.

tek proveit

Para fazer chegar este jogo ao mercado, a equipa responsável pelo desenvolvimento da aplicação demorou dois anos a garantir todas as licenças necessárias a um conteúdo de entretenimento que envolve quantias monetárias.

A empresa angariou 2,3 milhões de dólares em investimento até à data.

A Proveit chegou à App Store no início do ano e conta com 80 mil utilizadores registados. Até à data foram apostados 750 mil dólares, mas os responsáveis acreditam que os números atingidos pelo HQ Trivia comprovam a existência de um extenso mercado onde a app pode penetrar.

"Somos fãs do HQ. Jogamos e achamos que eles revolucionaram o conceito" afirma, em conversa com o TechCrunch, o co-fundador Nathan Lehoux. "Mas o que nós queremos oferecer é muito diferente. No HQ não podemos escolher a categoria em que jogamos. Não podemos escolher a altura em que jogamos. Queremos proporcionar uma experiência mais personalizada", conclui.

tek proveit

A aplicação ainda não está disponível para Android e requer um depósito inicial de entre 20 a 100 dólares, sendo que a empresa oferece créditos bónus consoante o volume do dinheiro investido. As categorias de perguntas disponíveis incluem "os anos 90", "frases célebres", "rock n'roll", "Seinfeld", "tecnologia", "super-heróis" e muitas outras.

Em cada jogo, o utilizador tenta responder a 10 perguntas, sendo que cada uma oferece apenas 15 segundos para que seja escolhida uma opção de resposta. O utilizador pode optar por defrontar um estranho aleatório ou um amigo. Quanto mais rápido forem dadas as respostas, mais pontos são atribuídos. O jogador com mais pontos fica com a sua aposta e com o dinheiro colocado em "cima da mesa" pelo adversário. Sempre que tiver mais de 20 dólares, poderá transferir o valor para a sua conta.

Para combater o "fator adição", a equipa de desenvolvimento criou uma opção de exclusão forçada, que solicita à gestão o fecho da conta e a devolução do dinheiro em caixa, o que será feito de forma automática.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.