Entrar no mundo da realidade aumentada (RA) sem ter experiência em código ou 3D passa a ser possível com a app Adobe Aero. A aplicação foi lançada esta segunda-feira e, segundo a empresa, "construída com criativos para criativos".

Mas de que forma é que a aplicação permite aos designers criarem experiências de RA? A app recorre a programas da Adobe, permitindo que os utilizadores importem arquivos 3D do Dimension e camadas 2D do Photoshop e Illustrator para criar experiências interativas.

Os utilizadores podem colocar objectos com escalas personalizáveis através de cenas visualizadas com as câmaras dos smartphones ou tablets e adicionar "gatilhos" de animação que reagem ao toque. Para além disso, os designers também podem adicionar experiências interativas desenhando o caminho do movimento que querem que um determinado objeto siga.

Para ajudar nessa tarefa a app dá instruções passo a passo, numa aplicação que pode ser utilizada com outros softwares como Maya e C4D. O formato do arquivo permite o envio de visualizações de projetos Aero para os seus amigos pelo iMessage, sendo reproduzidos automaticamente nos iPhones sem que o outro utilizador precise de fazer o download.

A aplicação é gratuita e inicialmente está apenas disponível para dispositivos iOS.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.