A Apple pôs em prática novas regras para facilitar o acesso por terceiros a contas de clientes que morrem. Com a atualização para a versão 15.2, o iOS passa a permitir que o utilizador identifique até cinco contactos que poderão ter acesso à sua conta e a tudo o que está guardado na cloud da Apple, se o próprio falecer.

A medida já tinha sido anunciada na última conferência de programadores da empresa e entra agora em vigor, passando a permitir que cada utilizador nomeie até cinco pessoas que podem ter acesso aos seus ativos - dados na cloud, no smartphone ou compras realizadas - em caso de morte.

Para ativar esta herança digital será necessário fazer prova da morte do legítimo titular da conta e fornecer uma chave de acesso à informação. Como detalha o The Verge, no smartphone, a opção para designar contactos elegíveis para acesso aos dados em caso de morte está em Definições; opção Passwords & Segurança. Num Mac, a funcionalidade Legacy Contact vai aparecer no menu Preferências do Sistema; opções Apple ID, seguida de Passwords & Segurança.

Apple WWDC 2021: iOS 15, iPadOS 15 e macOS atualizados com foco na partilha de conteúdos e privacidade dos utilizadores
Apple WWDC 2021: iOS 15, iPadOS 15 e macOS atualizados com foco na partilha de conteúdos e privacidade dos utilizadores
Ver artigo

Aí é possível escolher um dos membros da família, para quem já tem dados de família associados à conta, ou inscrever um novo endereço de email ou número de telefone. O sistema vai depois enviar uma notificação para o contacto (ou contactos) em questão, juntamente com a tal chave de acesso, necessária para fazer prova de que o acesso aos dados estava autorizado pelo próprio em caso de morte.

Quando recebe esta notificação, o destinatário pode aceitar ou recusar, ser adicionado à lista de contactos pós-morte de alguém. Se decidir fazê-lo, a chave de acesso que recebeu fica automaticamente guardada nas configurações do seu Apple ID. Se recusar, quem enviou o pedido recebe uma mensagem a informar. Também é possível escolher alguém para a tarefa que não usa iOS.

Esta novidade só está disponível no iOS 15.2 que ainda está em beta pública. Acabará por chegar à generalidade dos equipamentos à medida que forem atualizados para esta versão. No Mac, a Apple não detalhou a partir de que versão suporta a nova funcionalidade.

Esta possibilidade de adicionar contactos alternativos para acesso a uma conta, também já é permitida pela Google, ou pelo Facebook. Para manter o compromisso de privacidade, a Apple mantinha uma política fortemente restritiva nesta matéria, que fez alguns casos chegarem à justiça para obterem ordens judiciais que contrariasse a decisão da empresa de manter os dados provados, mesmo depois da morte de alguém.

Aproveite para ver ou rever na galeria de imagens, os smartphones compatíveis com o iOS 15, apresentado em junho e lançado em setembro.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.