Ontem foi dia de anúncio dos novos equipamentos da Apple, nomeadamente o iPhone 13, os novos iPad e iPad mini, assim como o Apple Watch 7. Entre as novidades sobre as suas funcionalidades, a Apple revelou que as versões finais dos respetivos sistemas operativos ficam disponíveis um pouco mais cedo, no dia 20 de setembro. Existem várias novidades e funcionalidades que vão chegar ao iOS 15, iPadOS 15 e Watch OS 8, que chegam em simultâneo no mesmo dia. Até agora, apenas os aderentes às versões beta poderiam testar nos seus equipamentos.

De salientar que o novo sistema operativo iOS 15 é também compatível com modelos antigos do iPhone, incluindo o iPhone 6S, a primeira geração de iPhone SE e ainda o iPod Touch de sétima geração. Obviamente que certas funcionalidades avançadas do sistema operativo poderão não estar disponíveis em equipamentos mais antigos, pela falta dos respetivos componentes de hardware.

Conheça todos os iPhones compatíveis com a atualização na galeria:

Facilidade de partilha e Live Text destacam-se no iOS 15

No que diz respeito às novidades do iOS 15, há novidades no FaceTime, prometendo chamadas mais naturais através da tecnologia Spatial Audio. Para diminuir o ruído em redor, o sistema utiliza inteligência artificial. Ainda no FaceTime, vai ser possível ligar a visão em grelha (Grid View) e ativar o modo Portrait. Durante a conversação poderão ser trocados endereços por mensagem através das chamadas. Mesmo para fora do ecossistema iOS, com aplicações como o WhatsApp para outros equipamentos Android, por exemplo.

A funcionalidade "Share with You", permite agora guardar links na conversa, criando uma espécie de playlist de conteúdos partilhados que podem ser consultados mais tarde. O SharePlay permitirá ouvir músicas com amigos e partilhar vídeo durante a conversação no FaceTime, para verem um filme ou série juntos, ou mesmo ver fotografias de um álbum.

Outra novidade são as ferramentas para ajudar os utilizadores a manterem-se focados. Este vai permitir desligar todos os alertas, exceto para as apps ou pessoas que o utilizador considere essenciais de manter as notificações. Poderá definir perfis para o trabalho, dormir e outras atividades. E estes perfis podem estar associados à forma como organiza as apps no ecrã de Home.

Veja na galeria imagens do iOS 15:

Há ainda atualizações da funcionalidade Memórias, app de meteorologia e Maps, tudo isto garantido também para Portugal. O iOS 15 vai ainda introduzir a funcionalidade Live Text, que utiliza a câmara para fazer um scan do meio arredor, salientando informações relevantes. Por exemplo, apontar a um quadro de notas, poderá sacar o respetivo texto para que possa partilhar a mensagem. A funcionalidade é ainda capaz de identificar outros elementos, tais como animais, plantas, arte ou marcos importantes.

iPadOS 15 reforça o multitasking

Com a nova versão do iPadOS 15, os utilizadores passam a ter mais opções de personalização do Home Screen. O App Library permite ter acesso aos conjuntos de apps arrumadas por categoria, sendo muito fácil de encontrar e ordená-las. O sistema Multitasking foi também atualizado para ser mais fácil de utilizar diversas aplicações em simultâneo.

A funcionalidade Notes vai ter novidades no que diz respeito à colaboração entre utilizadores. Vai ser introduzida as menções e o Quick note vai permitir escrever ou desenhar rapidamente tal como se estivesse com um post-it. As notas suportam links, que são adicionados rapidamente sempre que visita um website, assim como aplicações, mesmo produzidas por terceiros.

Veja na galeria imagens do iPadOS 15:

Também o Translate vai chegar ao novo sistema operativo com novas funcionalidades. O Auto Translate permite traduzir documentos automaticamente, bastando selecionar uma frase e clicar na tradução. E esta funcionalidade será transversão entre os diferentes sistemas operativos dos equipamentos da marca da maçã, incluindo iOS, iPAd 15 e macOS.

A atualização será também benéfica para os developers de apps, já que podem criar as aplicações diretamente do iPad e testar sem sair do equipamento. A Apple convida assim os utilizadores a criarem a sua app para iPad ou iPhone diretamente do tablet.

Escreva mensagens diretamente do Apple Watch 7 com o WatchOS 8

O novo smartwatch da Apple terá dimensões um pouco maiores que a geração anterior, de cerca de 1 mm em cada modelo, passando de 40 para 41 mm e de 44 para 45 mm, nos dois modelos. Mas isso justifica mais coisas a acontecer nos seus ecrãs. Os botões cresceram para acompanhar o crescimento do próprio ecrã, que promete ter mais 27% de texto visível. Será possível escrever no teclado virtual do ecrã, como os smartphones, ajudado por machine learning que tenta prever as palavras e completar as frases.

O WatchOS 8 terá novas animações de ecrã, que prometem criar uma sensação de "mindfulness". Há notificações sobre a qualidade de sono e, no que diz respeito ao fitness, há a introdução de ferramentas para quem é fã de yoga e meditação.

Veja imagens do WatchOS 8:

Também já pode ver fotografias em modo Portait, sendo possível ajustar o tamanho da imagem a partir do regulador na lateral do relógio. Pode inclusive aceder às Memórias das fotografias e ter acesso à partilha por mensagem ou email diretamente do Apple Watch.

A Apple falou de algumas novidades do serviço Fitness+, incluindo novos treinadores virtuais e aulas de fitness, com meditações guiadas que passam a estar disponíveis. A Apple refere que novos exercícios serão atualizados semanalmente. O novo modo de Group Workout suporta vários utilizadores em simultâneo, que podem comparar resultados, e chega no final do ano ao smartwatch.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.