A Apple vai anunciar três novos smartphones em 2018. De acordo com uma notícia publicada pela Bloomberg, que cita fontes próximas da empresa, um deles vai ser o maior iPhone de sempre, sendo que o display poderá até superar as dimensões do Note 8.

O trio vai ser completo com um equipamento mais económico, que vai integrar algumas das funcionalidades do iPhone X, e um outro com um tamanho equiparável ao do atual flagship da marca. O anúncio dos telefones vai decorrer no próximo outono, como é já hábito, e os primeiros testes já estão a ser conduzidos junto dos fornecedores.

Apple bateu Samsung na venda de smartphones e liderou trimestre
Apple bateu Samsung na venda de smartphones e liderou trimestre
Ver artigo

A Bloomberg escreve que o maior iPhone poderá ter um display de 6,5 polegadas, o que significaria um incremento de 0,2 em relação ao Note 8 e de 0,3 em relação ao S9 Plus. Fica por esclarecer, contudo, se este salto será dado com o sacrifício do tamanho do telefone, ou se o ecrã vai crescer sem obrigar a estrutura a dilatar-se (o que será impossível de concretizar se o smartphone tiver um aspecto semelhante ao do iPhone X). A Bloomberg aposta na segunda hipótese.

"Toda a natureza do processo de aquisição de um smartphone mudou. Já não se trata de irmos atrás do modelo mais novo ou do melhor modelo. Agora é uma questão de avaliarmos quando é que o nosso telemóvel está tão velho, que precisamos mesmo de o atualizar, e de percebermos o que é que está disponível quando essa altura chegar", sugere o analista da Bloomberg, Bob O'Donnell. "É por isso que esta é uma renovação de catálogo muito lógica: um equipamento maior, um mais barato e uma atualização do iPhone X que já conhecemos", conclui.

O que fica por saber é se a Apple vai cortar algum dos atuais iPhones do seu catálogo. O iPhone SE, lançado em 2016, ainda é muito popular em mercados em desenvolvimento, como o indiano, mas a chegada de um modelo que é considerado "económico" pode ditar o fim deste equipamento.