A Apple vai pedir aos criadores de aplicações para iPhone e iPad que coloquem o novo botão “Entrar com a Apple” acima dos botões das rivais Google e Facebook. Segundo a Reuters, trata-se de uma das novas diretrizes de design divulgadas esta semana pela empresa liderada por Tim Cook.

O novo botão foi apresentado na passada segunda-feira, na World Wide Developers Conference (WWDC), como uma forma de impedir que terceiros acedam a dados pessoais quando o utilizador faz login numa aplicação.

tek apple log in button

Muitos utilizadores optam por fazer login em apps independentes usando as suas contas de Facebook ou Google, de modo a evitar o incómodo de criar contas e passwords separados para dezenas de aplicações diferentes. No entanto, estes botões podem enviar dados para os criadores das apps sobre os hábitos do utilizador.

O posicionamento do botão é visto como relevante pela Apple, pois considera que os utilizadores selecionam tendencialmente a opção que surge no topo, ou então a definida por defeito. Nesse sentido, a Apple vai também exigir que a partir de agora as aplicações apresentem o seu botão se quiserem oferecer opções de login através de Facebook ou Google.

A Apple recusou-se a fazer mais comentários sobre o tema para além daqueles já emitidos publicamente pelos seus responsáveis. Facebook e Google também não quiseram prestar declarações, embora a Google tenha referido à Reuters o facto de não exigir o uso do seu próprio botão de login em apps para Android na Play Store.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.