A Apple vai pedir aos criadores de aplicações para iPhone e iPad que coloquem o novo botão “Entrar com a Apple” acima dos botões das rivais Google e Facebook. Segundo a Reuters, trata-se de uma das novas diretrizes de design divulgadas esta semana pela empresa liderada por Tim Cook.

O novo botão foi apresentado na passada segunda-feira, na World Wide Developers Conference (WWDC), como uma forma de impedir que terceiros acedam a dados pessoais quando o utilizador faz login numa aplicação.

tek apple log in button
tek apple log in button

Muitos utilizadores optam por fazer login em apps independentes usando as suas contas de Facebook ou Google, de modo a evitar o incómodo de criar contas e passwords separados para dezenas de aplicações diferentes. No entanto, estes botões podem enviar dados para os criadores das apps sobre os hábitos do utilizador.

O posicionamento do botão é visto como relevante pela Apple, pois considera que os utilizadores selecionam tendencialmente a opção que surge no topo, ou então a definida por defeito. Nesse sentido, a Apple vai também exigir que a partir de agora as aplicações apresentem o seu botão se quiserem oferecer opções de login através de Facebook ou Google.

A Apple recusou-se a fazer mais comentários sobre o tema para além daqueles já emitidos publicamente pelos seus responsáveis. Facebook e Google também não quiseram prestar declarações, embora a Google tenha referido à Reuters o facto de não exigir o uso do seu próprio botão de login em apps para Android na Play Store.