A Apple decidiu atrasar o lançamento da versão de subscrição do serviço de Podcasts. Os planos iniciais apontavam o lançamento para maio, mas na última sexta-feira a empresa informou os produtores dos conteúdos, que vão alimentar a plataforma, desta alteração.
O serviço em questão chama-se Apple Podcasts Subscriptions e vai dar acesso a conteúdos pagos e com curadoria dos autores.
O atraso na data de lançamento é uma consequência de problemas na aplicação que permite carregar conteúdos, a Apple Podcast Connect, que não permitiu a muitos produtores prepararem os seus conteúdos para estarem disponíveis na data prevista para o lançamento. A Apple garante que já fez alterações ao software, mas ainda assim adiou a chegada do Podcasts Subscriptions.
Num email enviado aos produtores de conteúdos, a que o site 9to5Mac teve acesso, a empresa dá a entender que o nível de adesão ao novo serviço também ditou a revisão do prazo de lançamento, sublinhando que tem recebido “centenas de novas subscrições [...] por criadores de todo o mundo, todos os dias”.
A empresa acrescenta ainda que “nas últimas semanas alguns criadores tiveram de lidar com atrasos na disponibilidade e no acesso aos seus conteúdos no Apple Podcast Connect. Já resolvemos estas lacunas e encorajamos os que tiverem qualquer problema adicional a contactar-nos”.
A plataforma Apple Podcasts Subscriptions foi um dos anúncios do evento da Apple no passado dia 20 de abril. O serviço vai disponibilizar conteúdos pagos, que os criadores vão poder complementar com áudios gratuitos e conteúdos com curadoria dos autores. O Podcasts Subscrptions vai ser lançado em 170 mercados.
Recorde-se que a Apple já tem um serviço de podcasts - a novidade que será lançada em junho está na versão de subscrição, para conteúdos premium. No evento da abril Tim Cook revelou que toda a aplicação vai no entanto sofrer mudanças, para facilitar a pesquisa de novos programas e conteúdos e para passar a contar com uma interface mais intuitiva.
Mais recentemente a Apple lançou um programa de afiliados, onde os criadores de conteúdos e programas podem ganhar 50% de comissão pelos novos subscritores do serviço. Chama-se Apple Services Performance Partner Program e permite aos criadores terem acesso a dados estatísticos de todas as atividades de marketing ligadas aos seus podcasts.
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