A Apple anunciou na semana passada uma parceria com várias fabricantes de automóveis para levar o iOS 7 até aos automóveis, de uma forma simples, prática e massificada. O serviço CarPlay andou nas bocas do mundo, mas a partir de agora já vai andar nos telemóveis dos utilizadores.

Mas não de todos. De acordo com a informação da Apple, só 13 países vão ter acesso ao CarPlay com a atualização para o 7.1 do iOS. E Portugal não consta dessa lista.

A escolha estratégica parece estar mais relacionada com o suporte que existe para o assistente pessoal Siri em diferentes países, já que o CarPlay vive muito da ligação com os comandos de voz. Mas por exemplo, os "vizinhos" espanhóis vão ter acesso à nova funcionalidade.

A situação pode entretanto evoluir já que só dentro de alguns meses devem começar a sair para o mercado os primeiros veículos que suportam o CarPlay da Apple, ou seja, até lá Portugal pode ser incluído nessa lista.

A chegada do CarPlay é feita em conjunto com outras alterações significativas que o iOS 7.1 traz. De acordo com a Apple agora é possível controlar quanto tempo o Siri fica "à escuta" através do tempo de pressão que se aplica no botão frontal dos dispositivos e é possível definir o HDR como o modo primário de fotografia.

Alguns interfaces do telemóvel foram atualizados, como o das chamadas, o do calendário e o do email. A capacidade de precisão do leitor de impressões digitais é maior e os utilizadores do iPhone 4 vão sentir uma melhor performance global.

A atualização para iPhone vai requerer o download de 1,4GB de informação, enquanto o update para iPad precisa de descarregar 1,5GB.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.