Uma discussão no Reddit aponta para um estranho bug do iOS 17.5 para o iPhone que está a recuperar fotografias do sistema que já tinham sido apagadas há bastante tempo. Um dos utilizadores diz que depois de ter feito a atualização, durante uma conversa com o cônjuge preparava-se para enviar uma fotografia quando notou que as últimas imagens da galeria eram capturas com anos, ainda do tempo do isolamento da COVID-19. “Estavam permanentemente apagadas, há anos, mas agora voltaram de forma mágica?”.

O utilizador em questão verificou ainda o seu iPad e as fotografias apareciam igualmente, manifestando o desconforto com a situação. O problema foi confirmado por outros utilizadores que também reportaram a mesma situação. Um deles salienta o ressurgimento de fotografias captadas em 2010 como as mais recentes atualizações para o iCloud. E afirma que já as apagou repetidamente.

Esta situação coloca em causa a privacidade dos utilizadores e se os dados que são descartados são realmente apagados. Um utilizador diz que uma vez apagou algumas notas importantes por acidente, mas pediu ajuda a um contacto na Apple. Através do Apple ID, em poucos minutos as notas estavam restauradas no equipamento, incluindo rascunhos por acabar. Um outro utilizador diz que cerca de 300 fotografias de 2017 voltaram misteriosamente, sendo algumas delas “reveladoras”.

O mesmo problema foi relatado em outro fórum dedicado aos beta testers de iOS. “Uma foto que captei há dois anos reapareceu no topo da minha aplicação de fotografias. Eu apago regularmente fotografias do álbum para exportar para o meu PC. Estas deveriam ter desaparecido por completo do meu iPhone, uma vez que os dados deveriam ter sido corrompidos depois dos novos dados serem gravados por cima”.

As teorias é que as fotografias e os dados, eventualmente mantiveram-se guardados no iCloud. No entanto, um utilizador afirmou que as fotos apareçam no smartphone sem a sincronização com o iCloud, o que significa que o bug está relacionado com o equipamento.

O sistema da Apple permite restaurar fotografias apagadas até ao máximo de 30 dias, sendo que depois deste período desaparecem permanentemente. Uma das explicações que o The Verge aponta é que os dados de computador nunca são mesmo “apagados” até que sejam sobrepostos com novos. O que o sistema operativo faz é cortar a sua indexação para que estes não sejam prontamente acessíveis.

O bug da atualização terá também afetado o sistema de voicemail. Na rede social X foram partilhadas imagens de notificações que voltaram a aparecer depois do utilizador ter atualizado o iPhone. Antes de atualizar tinha uma mensagem por ouvir, passando a 26 depois do processo. Mensagens que já tinha ouvido e apagado.

A Apple ainda não se manifestou sobre o bug, mas segundo o Macrumors, o problema pode mesmo estar relacionado com a indexação, problemas com a galeria de imagens ou na sincronização entre o equipamento e o iCloud. Neste último caso, pode ser um problema derivado de uma correção na versão iOS 17.3 de um bug na sincronização de fotos.