O iPhone 4 é a grande baixa para a chegada do iOS 8. O novo sistema operativo da Apple vai ser compatível com todos os smartphones da Apple desde o iPhone 4s, não sendo ainda certo que características e funcionalidades podem ficar de fora dos modelos mais antigos.



A decisão de deixar o iPhone 4 de fora acaba por ser compreensível tendo em conta alguns parâmetros: ter chegado ao marcado há quatro anos e estar parcialmente descontinuado desde setembro de 2013. O iPhone 4 estreou o iOS 4 e tem recebido todas as atualizações lançadas pela Apple, sendo a mais recente o iOS 7.1.1.



Já no ano passado o iPhone 4 ficou desprovido de muitas das funcionalidades do iOS 7 – como o AirDrop, o Siri e a capacidade de fazer fotografias panorâmicas -, mas ainda viveu para receber a maior alteração de design feita pela Apple no software móvel. É possível que até ao lançamento do iOS 8 a versão anterior ainda receba novas versões.



Quanto ao restantes dispositivos da Apple, apenas o iPod Touch de quinta geração vai ter o novo iOS. Quanto aos tablets, o iPad 2, o iPad Retina – também conhecido como iPad 4 e iPad 3 -, o iPad Air, o iPad Mini e o Mini Retina vão receber. Resumindo, apenas a primeira versão do tablet fica de fora, sabendo também que o modelo já não recebeu o iOS 7.



É expectável que também ao nível do iPad nem todas as novas funcionalidades venham a estar disponíveis.

O iOS 8 estreia no outono, segundo indicação da Apple, mas para os programadores já é possível descarregar a versão de desenvolvimento.



Relativamente ao Mac OS X Yosemite não existe nenhuma informação sobre que equipamentos vão poder receber, de forma gratuita, o novo sistema operativo.



Nota de redação: Corrigida informação relativa à disponibilidade do iOS 8 para o iPad 3


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.