A Apple acaba de dar a conhecer no WWDC 2021 as novidades que vão chegar à mais recente versão do sistema operativo dos seus smartphones. Com o iOS 15, a Apple quer manter a experiência de conectar e completar a forma como os iPhones se interligam. A empresa da maçã promete mais conetividade, sobretudo numa altura em que a pandemia obriga a limitações, obrigando a comunicar através da tecnologia. O Facetime foi salientando como uma ferramenta para ligar as pessoas.
Este ano, a Apple promete chamadas telefónicas via Facetime mais naturais, com spatial audio, para tentar diminuir a barreira da distância, melhorando a qualidade do som. Uma das soluções é utilizar machine learning e IA para diminuir o ruído em torno das chamadas. Na demonstração foi possível desligar o ruído de um aspirador de fundo durante uma chamada. Quanto ao vídeo, é possível ligar o Grid View, com maior destaque para quem está a falar.
O Facetime passa a ter o modo portrait, desfocando o fundo, salientando o utilizador. Pode ainda gerar endereços que podem ser partilhados por mensagem durante as chamadas através do FaceTime Links. A tecnologia é compatível com outras aplicações, incluindo WhatsApp em equipamentos Android.
Clique nas imagens para mais detalhes sobre o iOS 15
O SharePlay permite ouvir músicas com amigos e partilhar vídeo durante a conversação para verem um filme ou série juntos, ou mesmo ver fotografias do álbum. Ao pressionar o botão SharePlay, um utilizador passa a partilhar o conteúdo que está a assistir, com apenas um toque, com todos os amigos da chamada e pode manter o ecrã do conteúdo enquanto continuam a conversar por mensagens. E com a particularidade de que todos estão sincronizados.
A Apple disponibiliza ainda a API SharePlay para que possa ser utilizado por terceiros, como as apps da Disney+, Tik Tok, Hule, HBO Max, e outros. O sistema vai mais longe na partilha de momentos de jogos, não só entre iPhones como todo o ecossistema de equipamentos da Apple.
A funcionalidade "Share with You", permite agora guardar links na conversa, criando uma espécie de playlist de conteúdos partilhados que podem ser consultados mais tarde, tais como links de notícias. Esta secção pode ser utilizada para a partilha de memórias de fotografias e vídeos, numa coleção criada pelos próprios amigos e familiares. Links, imagens ou músicas dos serviços podem ser partilhadas entre os equipamentos da Apple.
O iOS 15 tem ainda novidades para manter o foco dos utilizadores. As notificações, como já havia sido antecipado, passam a ser agora arrumadas, para que sejam consultadas mais tarde. O Notification Summary permite aceder ao histórico, divididas em diferentes categorias, desde mensagens de amigos ou das apps. O modo "Não incomodar" permite avisar automaticamente os utilizadores que enviam mensagens do seu estado ausento, seja no trabalho, a dormir ou em momentos familiares. Pode mesmo filtra as notificações de trabalho, e colocá-las em destaque na Home do smartphone. Pode ainda criar um perfil de foco, com todas as notificações que são prioritárias e importantes.
O sistema Live Text permite extrair as palavras ou textos que estão nas fotografias, e passam a ser editados num documento. Um quadro com uma lista com tarefas escritas podem ser rapidamente registadas através da câmara fotográfica. O modo Spotlight permite encontrar rapidamente fotografias escrevendo palavras-chave, que são identificadas através de IA, como por exemplo, escrever Golden Gate, e aparecem as fotografias com a famosa ponte de São Francisco.
Há também novidades nas Memórias, permitindo criar cartões animados, com músicas de Apple Music para ilustrar esse momento. Quanto ao Apple Pay, há também novidades para que possa realizar transações de forma mais automática, sem a necessidade de usar carteiras. A aplicação adicionou mais chaves, desde os códigos de casa, automóveis, e agora também as chaves dos quartos de hotel já podem ser configurados. Também os documentos pessoais, como a carta de condução vão poder ser adicionados ao smartphone. Pode tirar uma fotografia ao cartão e todos os dados importantes são importantes.
A aplicação de meteorologia também foi atualizada, com mais animações e gráficos, para oferecer aos utilizadores mais informações sobre o estado do tempo. A posição do sol e o volume das nuvens durante a chuva são mais representativas. E também os mapas são "pintados" com as cores do tempo, para melhor facilitar a sua identificação.
O Maps foi atualizado com novas funcionalidades, que chegarão também a Portugal, com novas localizações em 3D, onde é possível ver com detalhe as elevações. Os marcos principais, como pontes e monumentos são agora representados tridimensionalmente, tornando a navegação mais assertiva e divertida. A visão aérea das estradas é mais detalhada, permitindo ver os semáforos e cruzamentos com um detalhe "impossível" de enganar.
Para além destas novidades para usar durante a viagem de carro, também a pé é mais detalhado, com funcionalidades sincronizadas com o smartphone, desde avisar a próxima estação de comboio a sair, por exemplo. Tem ainda novos elementos de realidade aumentada com setas flutuantes, para facilitar a navegação pela cidade.
De acordo com o CEO Tim Cook, o iOS 15 estará disponível na versão Beta para programadores a partir de hoje, com a versão Beta pública a chegar já em julho. Já a versão final estará disponível no Outono deste ano, assim como de todas as novas versões dos sistemas operativos apresentadas durante o WWDC 2021.
Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 20h02)
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
A precisar de espaço no telefone? Transforme fotos grandes em ficheiros leves num instante -
Site do dia
Defina objetivos para a semana e siga-os diretamente do calendário da Google -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários