
O longo braço-de-ferro entre a Apple e as novas leis impostas pela União Europeia chegou ao fim, com a introdução da nova atualização do sistema operativo, iOS 17.4. O novo Regulamento dos Mercados Digitais (DMA) entrou em vigor recentemente e já colocou Bruxelas em alerta para perceber se a Apple está a tentar contornar as regras. Em causa está a decisão da gigante tecnológica cortar o acesso a algumas aplicações que evitam a passagem pela sua App Store.
Ainda assim, a nova versão coloca assim o sistema operativo em linha com as regras, mas introduziu melhorias significativas a algumas das suas próprias aplicações como o Apple Podcasts, Apple Music e mais funcionalidades para o seu sistema operativo Siri.
A principal novidade, do ponto de vista dos utilizadores, é a possibilidade de poderem agora definir qual o browser de acesso à internet deseja utilizar por defeito. Até aqui, os utilizadores do iPhone tinham o Safari fixo como defeito. O mesmo para a App Store, agora os utilizadores podem comprar ou fazer o download de aplicações e jogos em outras lojas, sem passar pela da Apple.
O sistema de pagamentos já não está focado exclusivamente no Apple Pay, podendo ser utilizados outros sistemas bancários na aquisição de apps e serviços.
Ainda que estas mudanças tenham sido introduzidas para cumprir as leis europeias e, portanto, apenas aplicáveis na União Europeia, há uma mudança global no que diz respeito a aplicações de jogos. Plataformas como o Xbox Cloud Gaming e o Geforce Now da Nvidia podem ser utilizados. Estas mudanças abriram também portas ao regresso de Fortnite, tal como a Epic Games anunciou aos smartphones iOS.

O iOS 17.4 tem novos emojis disponíveis no teclado virtual, incluindo 18 pessoas e corpos com a opção de escolher a direção que estão a olhar. Na aplicação Apple Podcasts, é agora possível fazer transcrições dos conteúdos de um episódio que são mostrados de forma sincronizada com o áudio. Para já suporta as línguas inglesa, espanhola, francesa e alemã. Os utilizadores podem utilizar essas transcrições como texto e fazer uma pesquisa por palavras e começar e reproduzir o áudio a partir dessa posição.
Em outras correções gerais do sistema operativo, o Siri tem novas opções para anunciar mensagens recebidas em qualquer língua suportada. Foi aumentada a segurança do sistema de proteção de roubo do equipamento. A opção Battery Health nas definições mostra o contador do ciclo da bateria, a data de fabrico e o primeiro uso (válido para os modelos iPhone 15). A identificação das chamadas mostra mais detalhes das empresas, tal como o logotipo e o nome do departamento se essas informações estiverem disponíveis.
Apesar das mudanças respeitarem as leis europeias, estas foram realizadas contra a vontade da Apple. Como refere no comunicado de apresentação das funcionalidades, a tecnológica salienta que as novas opções para o processamento de pagamentos e download de apps no iOS abre novas brechas ao malware, fraude e esquemas, assim como conteúdos ilícitos e maliciosos e outros perigos de privacidade e segurança. A Apple diz que para mitigar esses problemas incluiu novas proteções.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários