Depois de revelar ao mundo a sua nova geração de smartphones, com as pré-vendas da linha iPhone 15 a começarem na última sexta-feira, a Apple passa a disponibilizar a partir de hoje o iOS 17, apresentado em junho durante a WWDC 2023.

O iOS 17 é o sistema operativo do iPhone 15, mas chega também a outros modelos compatíveis, do iPhone XR e XS ao iPhone 14, incluindo ainda a segunda e terceira geração do iPhone SE. Note-se no entanto que o iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X perdem o suporte a esta versão do iOS.

Clique nas imagens para ver os modelos de iPhone compatíveis com o iOS 17 

No que toca às novidades que chegam à mais recente versão do iOS, em destaque está uma grande atualização a três aplicações centrais do sistema operativo do iPhone: Telefone, FaceTime e Mensagens.

Na app do Telefone há uma nova identidade visual com um maior foco na personalização e a funcionalidade Live Voicemail, que foi feita para ajudar a fazer decisões mais informadas na altura de atender chamadas. O FaceTime ganha suporte a mensagens de áudio e vídeo, com espaço ainda para reações ativadas por gestos nas chamadas.

Já a app das Mensagens passa a contar com mudanças na interface, além de uma nova experiência de autocolantes e a funcionalidade CheckIn que, segundo a Apple, permite que os utilizadores assegurem à família ou amigos que chegaram sãos e salvos a casa, ao trabalho ou a qualquer outro local.

Clique nas imagens para ver mais sobre o iOS 17

A funcionalidade StandBy transforma o iPhone num ecrã inteligente, permitindo apresentar imagens e informações úteis, sem esquecer o suporte de voz à Siri e, para a chamar, basta agora mencionar o seu nome.

Nem todas as funcionalidades anunciadas pela Apple para o iOS chegam a partir de hoje. Por exemplo, a aplicação Journal, que dá aos utilizadores a possibilidade de terem um diário pessoal para recordar todos os momentos marcantes da vida, chegará mais tarde neste ano, como indica a Apple.

Outra das opções que chega mais tarde faz parte do AirDrop, o novo sistema de partilha de conteúdos entre dois iPhones ou um iPhone e Apple Watch. Nesta opção do sistema será possível terminar transferências AirDrop mesmo quando os dispositivos se afastam, com o envio de ficheiros a ser finalizado pela Internet.

Recorde as principais novidades do iOS 17

Além do iOS 17, as mais recentes versões do iPadOS e do WatchOS também ficam disponíveis a partir de hoje. No caso do iPadOS 17, a Apple promete elevar a experiência de utilização do iPad ao próximo nível, com widgets interativos, mais opções de personalização e suporte a funcionalidade Live Activities no ecrã de bloqueio.

Do iOS 17 ao MacOS Sonoma e WatchOS 10: Apple aposta em experiências mais pessoais e intuitivas
Do iOS 17 ao MacOS Sonoma e WatchOS 10: Apple aposta em experiências mais pessoais e intuitivas
Ver artigo

A app de Saúde também chega à nova versão do iPadOS, que inclui ainda novidades para quem costuma trabalhar frequentemente com ficheiros PDF.

O WatchOS 10 centra-se em funcionalidades que permitem aos utilizadores um acesso ainda mais rápido à informação que mais importa, seja nas watchfaces como nos widgets, sem esquecer nas aplicações redesenhadas.

O sistema operativo dos relógios inteligentes da Apple passa a suportar as modalidades ciclismo e caminhadas, com funcionalidades específicas para estas práticas desportivas, incluindo também recursos a nível da saúde mental e da saúde visual.