Para lá de novos Macs, e da entrada oficial da Apple no mundo da realidade aumentada com o headset Vision Pro, as novidades que chegam aos sistemas operativos da Apple estiveram também em destaque durante a edição de 2023 da WWDC.

O iOS 17 destaca-se por uma grande atualização a três aplicações centrais do sistema operativo: Telefone, FaceTime e Mensagens. Começando pelo Telefone, a aplicação vai contar com uma nova identidade visual, mais focada na personalização, seja na secção de contactos ou quando está a fazer um telefonema.

Para ajudar os utilizadores a fazerem decisões mais informadas na altura de atender chamadas, a Apple estreia a funcionalidade Live Voicemail, que recorre ao motor neural desenvolvido pela empresa para transcrever em tempo real o que está a ser dito nas mensagens de voicemail.

A Apple realça que todo o processo de transcrição é feito diretamente no iPhone, de modo a manter a privacidade. Já as chamadas que são identificadas como spam não aparecerão com esta funcionalidade, sendo imediatamente recusadas. 

Clique nas imagens para ver as novidades que chegam aos sistemas operativos da Apple 

O FaceTime passa a suportar mensagens de áudio e vídeo e as chamadas na aplicação ganham mais animação com reações, que podem ser ativadas através de gestos. Nas mensagens, os utilizadores vão poder expressar a sua criatividade com uma nova experiência de autocolantes, entre emojis e Live Stickers, que são criados a partir de fotos.

Além de mudanças na interface da aplicação, para uma utilização mais rápida e intuitiva, a aplicação terá a funcionalidade Check In, concebida para ajudar os utilizadores a assegurarem aos seus entes queridos que chegaram bem a casa, ao trabalho ou a qualquer outro destino, com notificações e informações temporárias, com encriptação de ponta-a-ponta, como, localização do iPhone, nível de bateria e estado da rede.

Partilhar conteúdos com o AirDrop vai tornar-se ainda mais fácil graças à funcionalidade NameDrop. Para utilizá-la basta aproximar dois iPhones ou um iPhone e um Apple Watch  bastando aproximar dois smartphones. O iOS 17 reforça também funcionalidades para agilizar o processo de escrita, com opções de AutoCorrect e Ditado atualizadas.

Apple | WWDC 2023 | iOS 17
A NameDrop é uma das funcionalidades que chegam à próxima versão do iOS. créditos: Apple

Todos gostamos de recordar os bons momentos da nossa vida e, com o iOS 17, há uma nova aplicação para isso, chamada Journal. Através de machine learning, o iOS é capaz de "recordar" momentos importantes, tendo em conta dados de utilização, dando sugestões de escrita aos utilizadores para o seu diário. A aplicação foi concebida para ser privada, encriptando a informação. 

A StandBy é outra das novas experiências que chegam ao iOS 17, em linha com os rumores que circulavam anteriormente, transforma o iPhone num smart display, apresentando imagens, informações úteis, sem esquecer o suporte de voz à Siri. Por falar na assistente inteligente da Apple, já não vai precisar de dizer "Hey, Siri" para a chamar, basta mencionar o seu nome.

O iPadOS 17 quer elevar a experiência de utilização do iPad ao próximo nível, começando com Widgets interativos, que permitem aceder facilmente à informação que necessita ou interagir com aplicações sem ter de as abrir. Há mais opções de personalização a caminho do iPadOS, entre wallpapers optimizados, fotos com movimento e muito mais. O ecrã de bloqueio ganha também a funcionalidade Live Activities.

A aplicação de Saúde chega ao iPadOS e, a pensar em quem costuma trabalhar frequentemente com PDFs, a Apple apresenta novidades concebidas para este tipo de ficheiro, com funcionalidades que permitem tirar notas mais facilmente, adicionar conteúdos como imagens, colaborar em tempo real e manter tudo organizado.

MacOS Sonoma, Watch OS 10 e novas experiências de áudio e para a casa

O MacOS Sonoma é a próxima geração do sistema operativo dos computadores da Apple. Para lá de novos screensavers, a mais recente versão do MacOS quer dar um "boost" à produtividade, apostando em novas formas de organizar e apresentar os Widgets, que se adaptam à forma como os utilizadores trabalham, ligando-se também aos Widgets do iPhone.

Apple | WWDC 2023 | MacOS Sonoma

Sem esquecer o mundo do gaming, a Apple revela o Game Mode, que dá prioridade aos jogos, permitindo um desempenho melhorado. O novo modo funciona com uma grande variedade de jogos, incluindo vários títulos recém-lançados afirma a empresa. Death Stranding Director's Cut está a caminho dos computadores da Apple, numa novidade anunciada pelo próprio Hideo Kojima.

O MacOS Sonoma vai contar com uma nova funcionalidade para as videochamadas, chamada Presenter Overlay, concebida para apresentações mais dinâmicas e apelativas, além de reações animadas para afastar o aborrecimento durante as reuniões virtuais.

O browser Safari terá funcionalidades reforçadas de privacidade, permitindo, por exemplo, bloquear trackers, e passa a suportar as passkeys, que já são suportadas pelo Google Chrome, além de novos perfis e suporte a web apps.

"Saltando" para as experiências de áudio e para a casa, o sistema Adaptive Audio, para os AirPods, foi desenhado para uma melhor adaptação aos diferentes ambientes em que os utilizadores se encontram, seja a reduzir o ruído ambiente em zonas mais barulhentas ou a focar nas vozes durante as chamadas.

O AirPlay foi melhorado para experiências mais fluidas, em casa ou até fora dela com o AirPlay for Hotels, que vai chegar a hotéis selecionados. A interface da Apple TV foi optimizada e passa a ter suporte ao FaceTime.

A próxima geração do WatchOS foca-se em funcionalidades que permitem um acesso ainda mais rápido à informação que mais importa aos utilizadores, tanto nas watchfaces como nos widgets. As aplicações foram redesenhadas para o WatchOS 10 seguindo o mesmo mote: da app do tempo às atividades.

Entre as novas atividades desportivas suportadas pelo WatchOS destacam-se ciclismo e caminhadas com opções especialmente desenhadas para os praticantes destas modalidades e que contemplam até casos de emergência.

A par da saúde física, o bem-estar mental é também importante e o WatchOS 10 vai dar aos utilizadores novas opções de gerirem como se sentem, assim como recursos para os casos em que é necessário entrar em contacto com um profissional. A saúde visual é outro dos aspectos em destaque entre as funcionalidades, com foco em quem tem miopia, sobretudo para os utilizadores mais novos.

Como explica a Apple, as mais recentes versões dos seus sistemas operativos vão estar disponíveis para developers, em versão Beta, a partir de hoje. A versão Beta pública estará disponível em julho ainda antes da chegada oficial no outono. 

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 21h33)

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.