O Android da Google pode ser considerado como o sistema operativo móvel menos seguro, mas o iOS também tem vivido as suas dores de cabeça. A mais recente é uma falha apelidada de No iOS Zone e que se aproveita de um bug que existe no sistema de certificados SSL do software da Apple.

De forma resumida, basta que os utilizadores se liguem a redes Wi-Fi públicas ou abertas para correrem o risco de ficar com um telemóvel inutilizável.

Caso o acesso seja feito através dos certificados de segurança das aplicações - a maioria das aplicações do iOS usam SSL -, então o smartphone sofre um crash, mas é recuperável. Mas caso o acesso seja feito diretamente ao sistema do iOS, então o telemóvel entra numa reinicialização constante.

Os resultados da investigação foram apresentados num evento de segurança informática, RSA, nos EUA, por elementos da empresa Skycure, escreve o Gizmodo.

O caso só não é mais grave pois são precisas algumas condicionantes para que os ataques sejam bem sucedidos - o pirata informático tem que controlar uma rede Wi-Fi e o utilizador tem de ligar-se a essa rede.

Mas o problema está no facto de nos EUA os smartphones da Apple serem configurados pelas operadoras para se ligarem às redes equivalentes às ZonFone e Meo Wifi em Portugal. E como estas redes são populares, aumentam o risco dos ataques.

Numa última "pitada" de pânico os investigadores consideram que se o caso já pode parecer grave junto de um utilizador comum, se um ataque do género fosse operado, por exemplo, junto de elementos dos mercados de Wall Street, então os prejuízos podiam ser graves para as empresas.

A Skycure diz estar a trabalhar juntamente com a Apple para resolverem o problema e por esse motivo não revela a totalidade dos detalhes da vulnerabilidade para que não possa ser replicada.

No entanto e até que haja uma atualização de software, todos os utilizadores do iOS 8 estão vulneráveis.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico