Uma semana depois da revelação, o Google News já pode ser descarregado, tanto em dispositivos iOS como Android. Esta atualização transforma a plataforma agregadora de notícias numa experiência mais agradável de navegação, recorrendo a um sistema de inteligência artificial para ajudar os utilizadores a organizarem a informação e as fontes noticiosas de confiança.

A Google pretende combater as fake news, cruzando e destacando os assuntos através das fontes válidas, promovendo assim o jornalismo de qualidade, mas através de uma experiência de leitura unificada para os utilizadores. O leitor passa assim a ter melhor controlo sobre as temáticas e notícias que mais tem interesse, sendo ainda sugeridos temas da atualidade dentro das áreas que mais goste. Exemplo disso é o ícone “cobertura completa” para certos assuntos que estão a fazer manchete em diversos meios. Por exemplo, a crise no Sporting é merecedora de um pequeno hub agregador.

A app divide-se em três áreas principais. Em Quiosque poderá aceder às notícias mais populares geradas pelas fontes sugeridas pela aplicação, mas poderá adicionar aquelas que quer seguir como favoritas. Pode também escolher as categorias de interesse, entre o Entretenimento, Saúde, Alimentação, Tecnologia, Desporto e outros.

No Cabeçalhos pode ver os títulos das notícias mais sonantes, filtrando pelas mais recentes, ou por temas em Portugal, no mundo, empresas e outros tópicos. Por fim, a opção Para Si, agrega a navegação mediante os gostos de leitura dos utilizadores, dos temas ou publicações que mais acede, propondo-lhes outras fontes que possa ser do interesse.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.