A mais recente versão beta do iOS 13 inclui uma funcionalidade que é, no mínimo, peculiar. É que, com este sistema operativo, os utilizadores vão estabelecer mais contacto visual com as pessoas com quem falam através do FaceTime. Ou pelo menos é isso que a Apple quer simular. Com esta funcionalidade, que aparentemente só funciona em iPhone XS e XS Max, é possível olhar para o ecrã sem que a pessoa com quem está a falar perceba, uma vez que, no seu telefone, aparecerá a olhá-la diretamente nos olhos. O utilizador que descobriu esta funcionalidade adianta que é possível desligá-la nas opções da app.

A verdade é que, durante uma vídeochamada, ninguém olha para a câmara frontal do telefone. A tendência natural é olhar para o ecrã, para vermos a pessoa com quem estamos a falar. No entanto, consequentemente, isto faz com que se perca o contacto visual entre os interlocutores.

Para chegar a este efeito, a app recorre a uma técnica de manipulação de imagem baseada no ARKit, que utiliza um mapa de profundidade para identificar os olhos do utilizador, reposicionando-os depois de forma a que estes pareçam estar a olhar para a câmara frontal do equipamento. Por agora, a funcionalidade é apresentada sob o nome "FaceTime Attention Correction".

Não sabemos se o efeito funciona com várias pessoas na tela ou em chamadas de grupo, mas vai ser possível experimentar tudo isso quando a beta pública do iOS 13 for disponibilizada, já durante a próxima semana.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.