A partilha de conteúdos está mais popular do que nunca. Basta ver quais são as aplicações mais badaladas da atualidade: redes sociais, serviços de messaging e plataformas de relacionamento. Publicar um texto, tirar uma fotografia ou partilhar um vídeo é algo que os utilizadores fazem agora sem esforço e como parte da rotina.

É o efeito da Internet e da vida sempre ligada. Mas há algo que para os criadores da aplicação MusicYou continua a faltar: um forte cunho social na música. O YouTube é popular, mas a partilha de um vídeo não leva uma mensagem tão pessoal como uma fotografia partilhada no Spachat por exemplo. E enviar um link do Soundcloud certamente que não tem tanto significado como criar um Vine onde o filho é o protagonista principal.

E a MusicYou acaba por ser de tudo um pouco: é uma aplicação de criação de conteúdos, de partilha social e que dá grande significado à música.

Seja uma mensagem, uma foto ou um clip de vídeo, todas as produções seguem acompanhadas com uma música de fundo. Basta escolher entre as 40 milhões de faixas que estão disponíveis na aplicação, para já só disponível no iOS.

O CEO da MusicYou, Rui Lopes, explicou ao TeK que a startup chegou a acordo com a Apple para haver um licenciamento de todo o catálogo do iTunes. Não revelando o valor deste acordo, Rui Lopes lembra no entanto que os utilizadores só terão acesso a 30 segundos de cada música - o que deverá ser suficiente para as partilhas - e que no final cada publicação acaba por funcionar como uma promoção da banda e do artista.

As partilhas criadas no MusicYou têm o nome de tapes, para fazer lembrar os tempos em que a música era partilhada com amigos e familiares através de cassetes. A diferença - e também objetivo - é que este conceito possa ser levado para as redes sociais, tendo sempre em vista o entretenimento e a partilha de gostos pessoais.

O conceito já chamou a atenção dos investidores, tendo a MusicYou assegurado um financiamento no valor de 300 mil euros dos fundos Smart Equity e Brains2Market. "Pelo espaço que ocupamos, pela equipa que está no projeto e pelo valor proposto ao consumidor final", foram os principais motivos que despertaram o interesse nos investidores, explicou Rui Lopes.

A MusicYou também já firmou uma parceria com a PT Portugal para assegurar a partilha de conteúdos durante o festival de verão patrocinado pela operadora.

O capital angariado vai suportar o desenvolvimento continuo da aplicação e vai também servir para "tentar escalar a solução, ao maior número de regiões e países, pois este é um projeto de ambição global", assegurou o CEO.

A aplicação está ainda numa fase de beta pública, sendo que a versão para Android está prevista para breve.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico