
Continuam a existir muitos motivos para nos deslumbrarmos com as fotografias espaciais que a NASA seleciona para destacar no seu projeto de fotografia astronómica, Astronomy Picture of the Day.
Em abril, para além dos fenómenos cósmicos e dos corpos celestes, viu-se também uma fotografia de John Kraus, do foguete Terran 1, no momento em que se dá um espectáculo de luz e cor, no rasto deixado pela aeronave, ao descolar. Os tons de azul e bege são motivados pela composição do combustível criogénico, de metano e oxigénio, cujo nome é methalox.
No dia 17 de abril, o destaque foi para um fenómeno luminoso raro que dá pelo nome de ELVES. Trata-se de um halo vermelho, com mais de 350 quilómetros de diâmetro, avistado em Ancona, Itália, causado por uma pulsão eletromagnética, disparada por um conjunto de nuvens, ao entrar na ionosfera. As moléculas de nitrogénio deste composto brilham, em consequência, mas apenas por 0,001 segundos, pelo que é necessário material fotográfico capaz de captar muitas dezenas de frames por segundo. A imagem é da autoria de Valter Binotto.
Destaque ainda para a colorida aurora que pintou os céus da Lapónia, por longos minutos, ao nascer do sol. O fenómeno surgiu numa vasta paleta de cores (amarelo, verde, vermelho e púrpura), devido ao surgimento da estrela. A fotografia é de Juan Carlos Casado.
Estes e outros fenómenos estão na galeria abaixo, onde pode ficar a conhecer com mais pormenor os melhores momentos astronómicos do último mês.
Clique nas imagens para mais detalhes
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Sem hélices e silencioso: BlackBird é um eVTOL que pretende mudar as regras do jogo da aviação -
App do dia
The Great Sneeze: Aventuras e mistérios para desvendar numa galeria de arte virada do avesso -
Site do dia
Hurrayy mantém todos os aniversários organizados e prontos para comemorar -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários