Setembro foi o mês em que a NASA estreou a sua tecnologia de defesa planetária. Numa primeira demonstração, a agência espacial norte-americana concretizou uma missão que previa impactar um asteroide a 11 quilómetros de distância da Terra, com ajuda da sonda DART.
O contacto com Dimorphos, asteroide com 160 metros de diâmetro, foi registado, mas resta saber se a rota do objeto foi alterada. Só assim será possível assinalar o sucesso da missão. No âmbito do Astronomy Picture of the Day, o acontecimento foi destacado no dia 29 de setembro com uma imagem captada pelo satélite italiano, LICIACube.
Este não foi, contudo, o único acontecimento digno de nota. A 12 de setembro, a NASA destacou uma imagem que nos mostra uma série de relâmpagos vermelhos a riscarem os céus da Morávia, na República Checa. Segundo a agência, trata-se de uma forma rara de relâmpago, denominado por sprite.
Estes raios surgem na forma de densas bolas de ar ionizado, são formados a 80 quilómetros de altitude e disparados a uma velocidade que corresponde a 10% da do som. A esta deslocação súbita, segue-se a ascensão de novas bolas de ar ionizado, por sua vez mais pequenas, conferindo aos raios as ramificações que vemos na imagem.
Estes e outros fenómenos fazem parte da última galeria de imagens do Astronomy Picture of the Day. Consulte-a abaixo e visite o arquivo da iniciativa da NASA que já conta com 27 anos de existência.
Clique nas imagens para mais detalhes
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Maple Tale é uma aventura de plataformas com animações desenhadas à mão -
Site do dia
Precisa de gravar o ecrã do computador? O Donzo dá uma ajuda com um clique -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários