A cozinha inteligente concebida pelo Ikea tem seguramente um lugar na casa do futuro. Tudo isto através de uma mesa que será acompanhada de vários sensores e de um projetor de realidade aumentada que o vão tornar, a si, num masterchef.

Num projeto semelhante ao das fabricantes automóveis, que apresentam os concept cars só para deixar o consumidor de olho cheio e para revelarem a vanguarda tecnológica, a fabricante sueca de mobília mostra como todos podem ter uma boa relação com a cozinha.

A mesa da cozinha será o centro de todas as ações, onde a pessoa vai preparar a maior parte das suas refeições. Através de um periférico que é coloco sobre a mesa, é possível fazer um reconhecimento dos alimentos e dos utensílios, assim como uma projeção de informação contextual.

Os dados em realidade aumentada também vão poder informar o utilizador sobre os valores nutricionais de cada alimento e vão também conseguir determinar o peso dos alimentos - através de sensores integrados na própria mesa.

A mobília inteligente terá ainda a capacidade de aumentar receitas que os utilizadores encontrem em aplicações móveis, definindo de imediato os ingredientes que serão necessários e até os níveis de temperatura.

A mesa terá ainda a capacidade de aquecer comida e carregar dispositivos eletrónicos como smartphones e tablets - algo que o Ikea já está a incluir noutras gamas de mobília.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico