O novo foguetão Vega-C da ESA saiu atrasado exatamente duas horas face ao tempo definido inicialmente, mas já segue o seu caminho, com todos os parâmetros normalizados para as diferentes fases planeadas do seu voo inaugural, pelo menos até ao tempo de viagem atual.

Foi lançado a partir da Guiana Francesa eram 14h17m de Lisboa para entregar a LARES-2, uma carga útil científica da Agência Espacial Italiana (ASI, na sigla original), juntamente com seis CubeSats de investigação de Itália, Eslovénia e França.

Veja o lançamento em imagens, a partir da galeria

O motor do Veja-C terá consumido 142 toneladas de combustível em menos de dois minutos para elevar o foguetão a uma altitude de quase 74 km. Se tudo correr como planeado, nessa altura o primeiro estágio separa-se rapidamente seguido da ignição do segundo estágio Zefiro-40 que irá arder por outros dois minutos depois da sua separação, a quase 160 km de altitude.

O terceiro estágio Zefiro-9 assumirá na altura o controlo apenas antes que a ogiva se abra em segurança fora da atmosfera terrestre expondo os “passageiros” ao espaço. Está previsto que o voo tenha duas horas e 15 minutos de duração, no total.

O Vega-C representa um aumento dramático de desempenho em comparação ao seu antecessor, podendo “carregar” até cerca de 2,2 toneladas, face à 1,5 tonelada do modelo anterior, numa órbita polar de referência de 700 km. As melhorias também aumentaram a capacidade de propelente líquido, para entregar carga em várias órbitas e permitir mais tempo operacional.

A nova configuração do foguetão de 34,8 m de altura - quase cinco metros mais alto do que o modelo Vega -, também o transforma num lançador mais versátil, que pode orbitar satélites maiores, duas cargas principais ou acomodar vários arranjos para missões partilhadas, indica a ESA.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.