Em janeiro, durante a última edição da CES, a Sony deu a conhecer que estava a trabalhar no Project Leonardo, um novo comando para a PlayStation 5 que foi concebido para jogadores com deficiências físicas. Para comemorar o Dia Mundial da Consciencialização para a Acessibilidade, que, este ano, se assinalou no dia 18 de maio, a empresa revela novos detalhes sobre o projeto, além de imagens.

Como explica a Sony, o comando, que tem o nome oficial Access Controller, tem uma configuração personalizável, permitindo uma maior adaptação às necessidades dos jogadores, e está a ser desenvolvido em colaboração com especialistas na área da acessibilidade.

Clique nas imagens para ver o Access Controller da Sony 

O Access Controller inclui uma variedade de botões e componentes que podem ser trocados para criar configurações próprias. É possível ajustar distância do posicionamento dos sticks analógicos ou espaçamento dos botões, assim como usar o comando numa superfície plana, numa orientação de 360 graus ou apioado num suporte.

Através de quatro portas AUX de 3,5 mm é possível expandir as capacidades do Access Controller, suportando vários botões e switches externos, além de acessórios de outras fabricantes.

Clique nas imagens para ver o UI do Access Controller 

Para lá das opções de hardware, o Access Controller dá aos utilizadores a possibilidade de criarem configurações de UI personalizadas. Por exemplo, na PlayStation 5 os jogadores podem selecionar a orientação em que o comando será utilizado, configurar as funções associadas aos botões e criar perfis para diferentes títulos ou tipos de jogos.

Para já, o Access Controller está em desenvolvimento e ainda não há uma data de lançamento marcada, nem pormenores acerca do seu preço e mercados em que estará disponível.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.