Para já conhecido como Project Leonardo, a Sony revelou um novo comando especial para a PlayStation, direcionado a jogadores com deficiências motoras físicas. À semelhança do Xbox Adaptive Controller da Microsoft, a Sony pretende dessa forma investir na acessibilidade e facilitar a vida dos jogadores com condições especiais, ao oferecer um comando altamente personalizável para a experiência de cada um.

A Sony tem investido na acessibilidade nos seus jogos, oferecendo dezenas de opções especiais para “quebrar barreiras” e não deixar ninguém de fora, seja a jogar um God of War Ragnarok ou The Last of Us. O Project Leonardo é o passo seguinte na sua estratégia e está a ser produzido com a contribuição e feedback de especialistas em acessibilidade, membros da própria comunidade, organizações e developers de videojogos. O objetivo é permitir aos jogadores com deficiências de jogarem de forma mais fácil e confortável, por maiores períodos de tempo.

Veja na galeria imagens do comando Project Leonardo:

Um dos desafios dos jogadores com problemas motores é agarrar no comando por períodos longos, assim como pressionar com precisão os botões e gatilhos. Mesmo o acesso aos sticks analógicos estão longe de serem favoráveis a esta comunidade de gamers. Nesse sentido, quando refere a personalização, não se trata apenas de os jogadores poderem configurar os comandos dos botões, como também trocar os seus componentes, incluindo os sticks e botões para diferentes tamanhos.

Através destes componentes, os jogadores podem configurar diferentes designs de comando, incluindo a distância do posicionamento dos sticks analógicos ou espaçamento dos botões. Cada jogador terá uma configuração distinta considerando a sua força, capacidade de reação, limites de movimentos e outras situações físicas que necessitem.

A acompanhar a configuração física dos botões do comando, também foram criadas personalizações ao nível do software. A acompanhar o controlador, a PS5 vai receber uma atualização que permita configurar os botões ao gosto de cada jogador. E até pode unir funções como juntar os gatilhos R2 e L2 num único botão, por exemplo. Cada personalização pode depois ser gravado num perfil para facilmente alternar entre cada jogador. Podem ser gravados três perfis na mesma PS5.

A Sony diz que o Project Leonardo pode ser utilizado como um comando a trabalhar por si ou ser emparelhado com outros comandos semelhantes ou o DualSense. No total, os jogadores podem unir dois comandos Project Leonardo e um DualSense, transformando-os num único comando virtual, personalizado a cada jogador. Este pode ser expandido através de quatro portas AUX de 3,5 mm, suportando vários botões e switchs externos, assim como possíveis acessórios de outras fabricantes.

Mais importante é que os jogadores podem expandir horizontalmente as funcionalidades do comando, sem a necessidade de o agarrar, podendo ser colocado em cima de uma mesa ou no suporte da cadeira de rodas. E pode ser agarrado com tripés ou outras bases e mover-se numa orientação de 360 graus. Os jogadores podem também definir a orientação do “norte” dos analógicos, mediante a posição que precisarem.

O SAPO TEK está a acompanhar os principais lançamentos e novidades da CES 2023, que pode seguir no site, na newsletter e no especial que dedicámos à feira de Las Vegas.

Clique nas imagens para detalhes 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.