A Acer prepara-se para lançar no próximo ano um dispositivo que se poderia classificar como a meio caminho entre um tablet e um computador portátil, com os seus dois ecrãs tácteis de 14 polegadas e funcionalidade multi-toque "all-point", "o que significa que pode utilizar todos os dedos das suas mãos para navegar", realçou a fabricante na apresentação do Iconia.

Em comum com dispositivos como o iPad ou o Galaxy Tab tem características como o ecrã sensível ao toque e o facto de ser destituído de teclado físico, com forte enfoque na navegação Web e acesso a conteúdos multimédia, mas as dimensões dos seus dois LCDs TFT aproximam-no mais de um notebook, bem como o processador incluído na máquina, um Intel Core i5.

"A Intel orgulha-se de (…) ter ajudado a fornecer o primeiro portátil do mundo co ecrã duplo multi-toque para utilização com 10 dedos", afirmou o Vice-presidente do PC Client Group, da Intel Corporation, Mooly Elen.

[caption]Iconia[/caption]

De acordo com os responsáveis da Acer, o Iconia visa "proporcionar uma experiência de consumo de conteúdos optimizada", aliando "multimédia, entretenimento, comunicação, navegação na Web e produtividade de escritório" e "permitindo ao utilizador definir o cenário mais adequado à tarefa que está a realizar".

[caption]Iconia[/caption]

Os dois ecrãs, com retroiluminação LED e resolução de 1366x768 HD, permitem, por exemplo, expandir a janela de um site pelos dois ecrãs, para aumentar a sua legilbilidade, ou realizar uma tarefa num ecrã e outra completamente diferente no outro.

Pode navegar num site no ecrã superior e visualizar os conteúdos da sua pasta favorita no ecrã inferior, ou pode assistir a um vídeo no ecrã superior e consultar a sua biblioteca multimédia no outro ecrã, exemplifica a fabricante.

Para tirar partido da sua configuração, o dispositivo vem equipado com aplicações e funcionalidades próprias, como o Acer Ring, que permite iniciar as aplicações tácteis e oferece acesso rápido ao teclado virtual, editor de gestos (para definir gestos que dão acesso a aplicações específicas) e gestor de janelas, por exemplo.

[caption]Iconia[/caption]

O teclado virtual, que também pode ser activado colocando as duas mãos no ecrã inferior, apresenta-se em formato QWERTY e com um "tamanho normal", para "proporcionar uma experiência idêntica à de um teclado físico tradicional", mas inclui também uma função de escrita inteligente. Inclui também teclado numérico e painel táctil.

[caption]Acer Iconia[/caption]

Ainda sem datas ou preços previstos para o lançamento, o Iconia deverá chegar ao mercado em "meados de 2011", avançou a fabricante em Portugal, sem detalhar se vai comercializar o equipamento em território nacional.

Nota da Redacção: A notícia foi corrigida numa gralha.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.