
O eclipse tem início às 10.15h da Hora Universal - 11.15h em Portugal Continental - e prolonga-se até às 13.44h, com o ponto máximo a acontecer entre as 11.58h e as 12.03h, segundo os dados da NASA.
Pela terceira vez este ano a luz da Lua vai ser ocultada pela sombra da Terra, em mais um eclipse lunar total que acontece em simultâneo com o fenómeno conhecido por Lua de Sangue pela forma como a refração da luz confere uma cor avermelhada ao astro.
O eclipse lunar não é visível na Europa e na maior parte do continente africano, podendo ser observado de forma mais completa na Ásia, Austrália e no continente americano a 4 de abril, sábado. A transmissão em direto da NASA permite porém acompanhar todo o eclipse.
Broadcast live streaming video on Ustream
Este eclipse é um de uma sequência de quatro que ocorrem este ano, uma Tetrade que é relativamente rara e que só deve acontecer oito vezes neste século.
Mitzi Adams, um astrónomo da NASA, vai estar disponível para responder a questões via Twitter na conta @NASA_Marshall. Quem quiser participar tem de uar a hashtag #eclipse2015.
O próximo eclipse lunar será visível em Portugal a 28 de setembro, e é o último deste ano.
O fenómeno do eclipse lunar em sintonia com a Lua de Sangue, no fim de semana em que se celebra a Páscoa, está a gerar alguma preocupação entre algumas comunidades religiosas. A Lua Vermelha é referida na Bíblia como um sinal de que algum fenómeno importante vai acontecer.
Também na Índia alguns templos vão fechar provisoriamente no sábado devido ao eclipse lunar e à Lua de Sangue.
A NASA preparou um vídeo a explicar o eclipse de hoje, que reproduzimos abaixo.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários