Já na terceira geração, o leitor de eBooks da Amazon continua a reinventar-se, mas sem esquecer uma redução de preço que é sempre bem vinda pelos utilizadores. Os novos Kindle que a Amazon hoje apresentou são mais pequenos e leves, mas ganham na velocidade e performance, reduzindo o preço para pouco mais de 100 euros.

Os novos modelos têm um ecrã da mesma dimensão do Kindle original, com 6 polegadas, mas a qualidade foi aperfeiçoada, melhorando a leitura com mais 50% de contraste embora com a mesma tecnologia e-ink, o que facilita a utilização do Kindle mesmo na praia, ou na esplanada, em condições de luminosidade elevada.

[caption]kindle[/caption]

À semelhança do que a empresa já tinha feito anteriormente, mantém-se a integração do 3G para destinos dentro e fora dos Estados Unidos, combinado com o Wi-Fi, e uma opção do Kindle apenas com ligação Wi-Fi, que é mais barata.

[caption]Portugal[/caption]

[caption]kindle[/caption] 21% mais pequenos e 15% mais leves, os novos Kindle ganham também mais duração de bateria - que pode agora chegar a um mês - e duplicam a capacidade de armazenamento, podendo carregar até 3.500 livros. A Amazon garante também que a experiência de utilização foi melhorada com a capacidade de virar as páginas 20% mais depressa.

Os preços dos livros continuam a ser apelativos. Entre os mais de 630 mil livros disponíveis, a Amazon garante que mais de 500 mil podem ser comprados a preços abaixo dos 9,95 dólares, incluindo os best sellers do New York Times.

Para quem já tem um Kindle, seja ele um leitor dedicado ou a aplicação para computador ou telemóvel, basta fazer a sincronização dos títulos comprados para poder usufruir deles no novo equipamento.

[caption]kindle[/caption]

[caption]kindle[/caption]

Em cinza escuro ou branco, as novas versões só serão entregues a partir de 27 de Agosto, mas já podem ser pré-encomendadas nesta página, no caso dos clientes em Portugal.

O preço é de 189 dólares para a versão 3G (obrigatória em Portugal) e 139 dólares para a versão Wi-Fi. Mas não caia na tentação de fazer a conversão directa para euros porque ainda tem de acrescentar o IVA. Para já a Amazon está a oferecer os custos de portes.

Como o Kindle é fornecido apenas com um carregar USB, para ligar ao computador, a Amazon sugere a compra de um adaptador para ligar à ficha eléctrica, oferecendo um desconto, pelo que o valor cobrado será de 4,99 dólares.

Veja ainda um vídeo de apresentação dos novos Kindle, preparado pela Amazon.