A GeoWeaver é uma impressora 3D de seis pernas que se move. Esta é a melhor maneira de descrever o equipamento desenvolvido por investigadores do colégio de artes da Califórnia, nos EUA.

Apesar de a precisão de impressão não parecer tão boa quanto a de outras impressoras 3D, na realidade nenhuma faz o que a GeoWeaver consegue: mover-se de forma autónoma e se o utilizador assim o quiser, imprimir enquanto se desloca.

O robô movimenta-se à base de seis rodas colocadas na extremidade dos membros, conseguindo inclusive ultrapassar pequenos obstáculos como elevações. No centro da "aranha" está uma cabeça rotativa que é a grande responsável pelo processo de impressão.

Segundo a publicação 3DPrintingIndustry a GeoWeaver tem a capacidade para andar em linha reta, para andar em curvas, para rodar e para executar outros tipos de movimento. A máquina usa tubos tal como as pistolas de cola usadas na bricolage, em vez de usar filamentos de PLA como outras impressoras.

A tipologia de elementos que pode ser impressa ainda é limitada - círculos, triângulos e formas semelhantes -, mas as vantagens de uma impressora 3D móvel certamente que seriam exploradas por várias indústrias.

A começar pela indústria da construção. Numa altura em que já se fala na hipótese de no futuro as casas serem impressas em vez de construídas, basta imaginar uma GeoWeaver de proporções gigantes para construir um bairro inteiro num curto espaço de tempo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.