Em março foram revelados os primeiros protótipos dos fatos que os astronautas da NASA vão usar na missão Artemis III, prevista para o final de 2025. O regresso à Lua vai ter um toque ainda mais estiloso graças a uma colaboração entre a Axiom Space, a empresa selecionada para fornecer os fatos, e a Prada

Em comunicado é detalhado que os especialistas da marca de moda italiana vão trabalhar em conjunto com a equipa da Axiom Space ao longo de todo o processo de design, com vista ao desenvolvimento de soluções para materiais e funcionalidades que deem resposta às exigências da missão lunar.

Clique nas imagens para ver os fatos com mais detalhe

A mais recente versão dos fatos aproxima-se um pouco mais do design final, que será a branco, contando com vários tamanhos disponíveis para os diferentes membros da tripulação e destacando-se por ter capacidades ajustáveis às particularidades de cada corpo.

Os fatos AxEMU (Axiom Extravehicular Mobility Unit), que são uma evolução do design utilizado pela NASA, foram concebidos para dar aos astronautas uma maior flexibilidade, mas também uma maior proteção para fazerem frente ao ambiente inóspito da Lua.

Nas palavras de Michael Suffredini, CEO da Axiom Space, a colaboração com a Prada não foi uma escolha por acaso. Além de toda a experiência da marca a nível de design e técnicas de produção, a empresa acredita que a colaboração poderá dar um toque mais “humano” ao projeto.

Clique nas imagens para ver o primeiro protótipo dos fatos 

Recorde-se que, ainda antes do regresso ao satélite natural da Terra, a missão espacial Artemis II, programada para novembro de 2024, levará uma tripulação de quatro astronautas para uma viagem à volta da Lua pela primeira vez desde 1972. 

Já são conhecidos os quatro astronautas que vão voar na missão Artemis II à volta da Lua
Já são conhecidos os quatro astronautas que vão voar na missão Artemis II à volta da Lua
Ver artigo

Christina Hammock Koch, Jeremy Hanson, Victor Glover e Reid Wiseman são os quatro astronautas que formam a tripulação da Artemis II.

Os treinos para a missão já começaram. Numa primeira fase, a tripulação vai aprender a lidar com os sistemas principais. Os astronautas vão também treinar as operações de voo, incluindo num simulador para operar os ecrãs, controlos e sistemas de áudio e imagens da nave espacial Orion. Aprender a comunicar com as equipas de Controlo de Missão e de recuperação à distância é outro dos elementos fundamentais nos treinos.

Clique nas imagens para ver a tripulação da Artemis II com mais detalhe 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.