Depois de mais 31 dias de fenómenos espaciais, é tempo de pararmos para apreciar as melhores perspectivas que deles se registaram. E, mais uma vez, graças ao Astronomic Picture of the Day, a galeria é rica e diversa em espetáculos cósmicos.

Em janeiro, foram vários os fotógrafos e as organizações espaciais que capturaram momentos únicos no grande vazio. Um dos melhores exemplos disso é a Galáxia Sombrero, registada em infravermelhos, logo no dia 1 de janeiro de 2019. Mais tarde, a 5 de janeiro, a China presenteou-nos com uma fotografia do Yutu-2, um robot de exploração extraplanetária que está neste momento a cruzar caminhos na face mais afastada da Lua.

A 28 de janeiro, vimos ainda uma cauda gasosa, que borrou o preto do universo com um gigantesco rasto vermelho. O corpo celeste responsável por este fenómeno foi a galáxia espiral D100, que foi fotografada pela NASA.

Tal como é hábito, os registos destacados pela APOD também incluem vídeos, como é o caso deste clip gravado pelos telescópios HESS:

08 de janeiro de 2019

Créditos: Vikas Chander, H.E.S.S. Collaboration.

E deste timelapse, que condensa as várias fases por que a lua atravessou durante o eclipse:

20 de janeiro de 2019

Créditos: Jun Ho Oh (KAIST, HuboLab), Kwon O Chul (TWAN), Jeong ByoungJun (RainbowAstro)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.