Em 2021, a Aska, na altura chamada NFT, apresentou um novo conceito de “carro” voador. A startup norte-americana continua a desenvolver o projeto e, recentemente, apresentou o primeiro protótipo do Aska A5 que, em julho, realizou o seu primeiro teste de voo, após ter conseguido a certificação da Federal Aviation Administration (FAA). 

Com dimensões semelhantes às de um SUV, o Aska A5 é um veículo com capacidade para quatro tripulantes, incluindo um piloto. Além de poder levantar voo e aterrar na vertical, à semelhança de um helicóptero, o veículo também o pode fazer horizontalmente, como um avião

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De acordo com a empresa, o Aska A5, “alimentado” por um sistema híbrido, é capaz de atingir velocidades máximas a rondar os 242 quilómetros por hora durante os voos. O veículo tem também uma capacidade para voos até distâncias de até 402 quilómetros. 

As “asas” do Aska A5, equipadas com seis turbinas, são dobráveis, permitindo recolhê-las quando o veículo entra no modo de navegação em estrada. A empresa recebeu autorização do Department of Motor Vehicles (DMV) nos Estados Unidos, permitindo a circulação do veículo em estradas públicas. 

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Nas palavras de Guy Kaplinsky, CEO e cofundador da Aska, o primeiro teste de voo afirma-se como um grande marco para o projeto. Já Maki Kaplinsky, cofundadora e COO, afirma que a empresa está a trabalhar em conjunto com a FAA para assegurar a segurança dos testes e que os próximos passos no desenvolvimento incluem a optimização das capacidades do veículo.

Para a startup norte-americana, o objetivo é dar a quem vive a distâncias de cerca de 200 quilómetros de grandes cidades a possibilidade de se deslocarem mais rapidamente até aos centros urbanos. 

À medida que o projeto continua a ser desenvolvido, a Aska ambiciona refinar o aspeto do “carro” voador que, na sua versão final, contará com um preço de 789.000 dólares. As pré-encomendas começaram em 2021 e, em comunicado, a empresa afirma que já ultrapassaram a marca dos 50 milhões de dólares. As primeiras entregas de veículos estão previstas para 2026.