A NFT é uma startup norte-americana que ambiciona lançar-se no mercado dos veículos elétricos aéreos e, recentemente, apresentou ao mundo o seu novo conceito de “carro” voador que poderá chegar ao mercado em 2026.

Chamado Aska, que em japonês significa “pássaro voador”, o veículo conta com um aspeto, no mínimo, pouco convencional. Baseado em tecnologia eVTOL (Electric Vertical Take-off and Landing), o Aska tem uma dimensão semelhante à de um SUV, com capacidade para quatro passageiros, e além de poder “deslizar” pelo céu, é possível usá-lo na estrada.

O veículo é capaz de atingir uma velocidade máxima de 242 quilómetros por hora e está equipado com “asas” dobráveis, que contam com seis turbinas alimentadas por seis baterias e dois motores e que têm uma dimensão a rondar os 15 metros.

De acordo com a NFT, o Aska foi concebido para dar às pessoas que vivem a cerca de 200 quilómetros de uma grande cidade a possibilidade de se descocaram até ao centro urbano em menos de uma hora.

A empresa indica que o desenvolvimento do veículo está a ser realizado de acordo com as diretrizes da Federal Aviation Administration (FAA), da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) e da European Union Aviation Safety Agency (EASA), em preparação para a sua certificação oficial. Se tudo correr como planeado, os testes de voo do Aska estão marcados para 2022.

Numa primeira fase, a NFT planeia lançar 1.500 modelos do veículo, cada um com um preço de 789.000 dólares. Embora o Aska chegue só daqui a cinco anos, as pré-encomendas já estão abertas, sendo necessário fazer um depósito de 5.000 dólares.

Depois da primeira edição limitada, a empresa espera lançar um segundo modelo com um preço de 589.000 dólares. A produção em massa chegará muito mais tarde e, aí, os veículos produzidos terão preços a rondar os 359.000 dólares.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.