A família de produtos de limpeza da Dyson em Portugal acaba de ser reforçada com o Dyson 360 Vis Nav, apresentado como um aspirador robot “seis vezes mais potente do que qualquer outro no mercado”. E há razões para isso, segundo a fabricante.

A grande aposta do modelo é a tecnologia SLAM (Simultaneous Localisation and Mapping) da Dyson. O modelo tem um sistema de visão de 360 graus, utilizando uma lente olho de peixe que lhe permite ter uma visão panorâmica da casa e interpretar com precisão o que o rodeia. O sistema de mapeamento SLAM processa a informação da câmara e memoriza onde esteve para futuras limpezas.

O processador incluído reconhece e adapta-se, recolhendo dados dos sensores para identificar a posição com uma precisão de 71 mm. Os 26 sensores do robot executam tarefas específicas, incluindo a deteção de pó e a prevenção de obstáculos.

Clique nas imagens para mais detalhe

A marca destaca igualmente o motor Hyperdymium que gira até 110.000 rpm, “para proporcionar seis vezes mais sucção do que qualquer outro aspirador robot”, garantem os responsáveis da Dyson.

Equipado com um sistema de suspensão de ligação dupla, o aspirador pode subir até 21 mm. Ainda assim, o 360 Vis Nav tem um perfil baixo o que significa que pode limpar debaixo de móveis até 99 mm de altura.

Também inclui a nova barra de escovas de tripla ação da Dyson - a primeira barra de escovas da fabricante a combinar três formas de limpeza profunda com uma sucção potente: nylon macio "Fluffy" para a recolha de detritos grandes em pavimentos duros; filamentos de fibra de carbono anti-estáticos para a recolha de pó fino em pavimentos duros; e cerdas de nylon rígidas para penetrar alcatifas.

Outra das ferramentas que os responsáveis da Dyson fazem questão de evidenciar é o atuador lateral que afasta a sujidade e redireciona a sucção para o lado. Os sensores de seguimento da parede permitem-lhe chegar à extremidade de uma divisão e seguir a parede, acionando o atuador para recolher o pó da extremidade.

A limpeza de arestas e cantos - outro dos grandes desafios para qualquer robot - também está assegurada. Segundo a marca, os sensores detetam os cantos de uma divisão para redirecionar a aspiração através de um atuador lateral. O corpo da máquina em forma de D e a barra de escova frontal de largura total ajudam-no a alcançar os cantos.

O modelo funciona com a aplicação MyDyson, que permite personalizar e programar o funcionamento do aspirador robot. E por falar em tempo de funcionamento, o aspirador robot tem 50 minutos de autonomia antes de recarregar automaticamente.

O Dyson 360 Vis Nav já está à venda no mercado português com um preço de venda ao público de 1.299 euros.