No próximo fim de semana, 18 e 19 de outubro, a Audi vai testar no circuito de Hockenheim, na Alemanha, uma versão do carro desportivo RS7. Na realidade os testes já têm acontecido e o que a Audi vai fazer é desafiar os limites do que um carro sem condutor pode fazer em pista.



O veículo está apto para chegar aos 305 Km/H, mas durante os exames a Audi apenas tenciona levar o veículo até aos 240 Km/H. O objetivo é conseguir completar uma volta no circuito de Hockenheim em 2:10 minutos, revela a imprensa especializada.



Mais tarde e no circuito de Nurburgring, o mesmo Audi RS7, que dá pelo nome de Bobby, vai tentar completar 154 voltas do circuito, naquela que será uma prova de endurance não só para o veículo, mas também para os engenheiros da empresa.

O sistema de navegação do carro é controlado por um computador que processa informação em tempo real de um sistema de GPS preciso ao centímetro, de sinais de rádio e de uma câmara que consegue captar imagens em 3D. O carro já está programado para as pistas em questão, o que ajuda a fazer a volta de acordo com as melhores práticas.



Ainda que este não seja um dos melhores exemplos, mas o carro da Audi conseguiu fazer um tempo cinco segundos melhor do que um jornalista da Bloomberg que quis colocar o RS7 à prova.



Este é um dos primeiros exemplos de um carro sem condutor aplicado ao ambiente de corridas desportivas. Outras empresas, como a Google e a Tesla, estão a tentar liderar esforços para terem os primeirs carros sem condutor o mais rápido possível nas estradas “tradicionais”.



Isso vai obrigar a uma reconfiguração das leis do código da estrada, uma área na qual o Reino Unido já está a trabalhar.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

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