Apesar de a Mercedes-AMG ter reiterado recentemente que os motores térmicos não estão mortos, segundo uma entrevista dada pelo seu CEO, Michael Schiebe, à revista Autocar, e que modelos emblemáticos como o AMG GT ou o Classe G continuarão a ter versões com motor a combustão, a marca alemã não abandonou a sua aposta em soluções elétricas.

Trata-se, por tanto, de uma dupla narrativa, já que, por um lado, tenta preservar o legado do som e da emoção mecânica dos motores térmicos, mas por outro apostar em protótipos elétricos que funcionam como montras tecnológicas do que será norma para os próximos anos. O Concept AMG GT XX é o exemplo mais recente dessa aposta, sendo este uma espécie de laboratório sobre rodas que acaba de bater 25 recordes em Itália.

25 marcas históricas

O futuro elétrico da Mercedes-AMG conquistou um conjunto de marcos históricos, ao percorrer um total de 40.075 km em menos de oito dias no circuito de testes de Nardò, no sul de Itália, quebrando 25 recordes de longa distância e demonstrando a robustez do seu revolucionário sistema elétrico.

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Na prática, o protótipo percorreu o equivalente a uma volta ao mundo, mantendo uma velocidade média de 300 km/h durante 7 dias, 13 horas, 24 minutos e 07 segundos. Dois exemplares participaram no desafio, e ambos superaram diariamente o anterior recorde de distância percorrida em 24 horas por um veículo elétrico – sendo o maior registo individual de 5.479 km em apenas um dia.

Soluções do futuro no presente

Segundo a Mercedes-AMG, o objetivo foi testar a resistência da motorização elétrica, sujeita a um esforço extremo entre condução a alta velocidade e ciclos de carregamento ultrarrápidos. Para garantir que perdiam o menor tempo possível durante o carregamento, foi instalado um posto de carregamento temporário de 2,5 MW, que permitiu ao GT XX atingir potências de carregamento médio na ordem dos 850 kW.

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O Concept AMG GT XX está equipado com três motores elétricos de fluxo axial (dois no eixo traseiro e um no dianteiro), desenvolvidos pela Yasa, empresa adquirida pela Mercedes, que em conjunto oferecem mais de 1 MW (1360 cv) de potência e permitem uma velocidade máxima próxima dos 360 km/h. A bateria, com refrigeração direta, é outro dos elementos-chave e dará origem à futura plataforma AMG.EA, prevista para chegar à produção já em 2026.

A eficiência aerodinâmica também teve um papel crucial, tendo sido fundamental para atingir um coeficiente de arrasto de apenas 0,19, o que permite manter velocidades elevadas com menor consumo energético. As soluções incluem novas jantes de 20 polegadas com aletas aerodinâmicas, difusores otimizados e um sistema ativo de grelhas móveis que garantem o máximo equilíbrio entre refrigeração e redução do arrasto.

Outras estreias

Além do desempenho em pista, o GT XX foi palco de várias estreias tecnológicas: um capacete de realidade aumentada que projeta dados diretamente no campo de visão do condutor, assentos personalizados com almofadas impressas em 3D e até iluminação integrada na pintura. A marca apresentou ainda o conceito ThrillAR, uma experiência imersiva que permite reviver a volta recordista através de realidade mista.

Mercedes-AMG GT XX
Mercedes-AMG GT XX créditos: Mercedes-AMG

Markus Schäfer, CTO da Mercedes-Benz, sublinha que este projeto é a continuidade de uma tradição iniciada com o lendário C111 nos anos 70: “Agora entramos numa nova dimensão de performance, desta vez com propulsão totalmente elétrica. A nossa missão é redefinir os limites do que é tecnicamente possível na era da mobilidade elétrica.”

Para completar a ideia, Michael Schiebe, CEO da Mercedes-AMG, reforça que muitas destas tecnologias chegarão rapidamente à estrada: “Os motores de fluxo axial e a bateria com refrigeração direta vão estrear-se já no próximo ano na nossa arquitetura AMG.EA. O que foi provado em Nardò vai traduzir-se em performance sustentada para os nossos clientes.”

O Concept AMG GT XX estreia-se oficialmente ao público no próximo Salão Automóvel de Munique, o IAA Mobility.