Se visitar as cidades Chongqing e Wuhan em breve e ver automóveis a circular sem condutor, é porque o serviço de robotaxis da Baidu já está a funcionar nas respetivas localizações. A gigante tecnológica, conhecida pelo seu motor de pesquisa na China, divulgou hoje que obteve as respetivas licenças de circulação e total operação dos seus táxis autónomos em algumas cidades. É referido como o primeiro serviço deste género a operar na China, com as licenças a terem efeito a partir de hoje, 8 de agosto, segundo a Reuters.
Veja na galeria imagens do Baidu Apollo RT6:
As licenças permitem a empresa explorar o serviço comercial de táxis autónomos, recolhendo pessoas sem a necessidade de condutores de segurança ao volante dos veículos. Segundo Wei Dong, responsável de segurança do grupo de condução inteligente da Baidu, as licenças vão ter um grande significado para a indústria, comparando à exploração do espaço, este momento é equivalente ao pousar na Lua.
Numa primeira fase, a Baidu vai colocar cinco táxis autónomos ao serviço da população em cada uma das cidades. As viagens podem ser feitas das 9 da manhã até às 17 horas em Huwan, e das 9h30 às 16h30 em Chongqing. Os veículos utilizados são os modelos Baidu Apollo RT6 e vão cobrir uma área de serviço de 30 quilómetros quadrados em Chongqing e 13 quilómetros em Wuhan.
Há ainda uma terceira cidade autorizada a operar, Pequim, mas neste caso embora não obrigue a ter um condutor de segurança ao volante, requer que este esteja no veículo, no lugar de passageiros, numa área de 60 quilómetros quadrados. A Baidu está ainda a negociar com as autoridades locais de Pequim, Xangai e Shenzhen licenças de teste para um ano, de forma a oferecer experiências de condução sem condutor em serviços gratuitos para estas cidades.
O Apollo RT6 é um veículo elétrico, com a possibilidade de retirar o seu volante, desenhado para ambientes urbanos complexos. Cada veículo custa cerca de 37 mil dólares e promete acelerar a indústria de mobilidade partilhada autónoma. “Esta grande redução de custos vai permitir-nos lançar dezenas de milhares de veículos autónomos na China. E estamos a encaminhar para um futuro em que apanhar um robotaxi terá cerca de metade do custo dos táxis a operar atualmente”, disse o cofundador e CEO da Baidu Robin Li, na sua conferência anual Baidu World 2022.
Esta sexta geração do veículo autónomo da Baidu distingue-se dos anteriores que eram adaptações de modelos convencionais. O RT6 tem um design que liberta o volante permitindo obter mais espaço e o uso de um assento adicional de passageiros, ou a introdução de máquinas de venda, secretárias ou mesmo consolas de jogos. E tudo isso com o conforto dos passageiros em primeiro lugar e um sistema inteligente de interação.
O veículo utiliza duas unidades de computação até 1200 TOPS, assim como 38 sensores, incluindo 8 LiDAR e 12 câmaras para obter toda a precisão e deteção de obstáculos de longa distância em todas as direções do automóvel. A Baidu acumulou cerca de 32 milhões de quilómetros de dados do mundo real desde que começaram os testes.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários