A Boeing conseguiu recentemente um marco histórico para a sua odisseia espacial, ao levar e trazer pela primeira vez a cápsula Starliner à Estação Espacial Internacional. Desta vez transportou carga, nas próximas transportará astronautas da NASA. Há imagens a documentar a partida, a chegada e a saída da Starliner à EEI ou o momento em que cápsula pisa o solo apoiada em paraquedas, já na viagem de regresso à Terra.

A Boeing divulgou agora mais um vídeo que permite ficar a conhecer a vista da janela da Starliner CST-100 na viagem para a ISS. Mostra uma vista sobre o planeta azul de diferentes perspetivas e o encontro com outros objetos espaciais na viagem, satélites ou rochas supõe-se. Tudo em pouco mais de um minuto de imagens, que pouco deixam transparecer a velocidade a que se desenrola toda a jornada. A cápsula viajou a 17.500 milhas por hora, o equivalente a mais de 28 mil Km/h.

A Starliner partiu do Cabo Canaveral a 19 de maio e passou cerca de uma semana na EEI, tendo regressado à Terra no dia 25 de maio. A viagem serviu para testar os vários sistemas do veículo, desde a sua capacidade para se lançar na órbita correta para poder chegar à EEI, depois de se separar do Atlas V, o rocket que a lançou para o espaço, à capacidade de pousar em terra firme com estabilidade.

Starliner da Boeing Space faz história ao atracar pela primeira vez na Estação Espacial Internacional
Starliner da Boeing Space faz história ao atracar pela primeira vez na Estação Espacial Internacional
Ver artigo

Pelo meio, verificou-se também se os sistemas da Starliner estavam prontos para acoplar automaticamente com a doca disponível na EEI e para trazer a cápsula de volta à Terra, entrando na rota certa, no momento correto.

Nos próximos meses todos os dados da missão vão ser analisados. Registaram-se, por exemplo, algumas falhas nos propulsores que têm de ser corrigidas, para perceber se a Starliner está pronta para o passo seguinte.

A Boeing, tal como a SpaceX, foram escolhidas pela NASA, num programa que está a transferir para empresas privadas, com o apoio financeiro da agência, a construção e operação de veículos espaciais. A Crew Dragon da SpaceX já conseguiu vencer os muitos desafios da fase de testes e começar a operar normalmente, a Boeing está ainda nessa fase, depois de ter avançado com o primeiro teste à cápsula ainda em 2019.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.