A Boeing conseguiu recentemente um marco histórico para a sua odisseia espacial, ao levar e trazer pela primeira vez a cápsula Starliner à Estação Espacial Internacional. Desta vez transportou carga, nas próximas transportará astronautas da NASA. Há imagens a documentar a partida, a chegada e a saída da Starliner à EEI ou o momento em que cápsula pisa o solo apoiada em paraquedas, já na viagem de regresso à Terra.
A Boeing divulgou agora mais um vídeo que permite ficar a conhecer a vista da janela da Starliner CST-100 na viagem para a ISS. Mostra uma vista sobre o planeta azul de diferentes perspetivas e o encontro com outros objetos espaciais na viagem, satélites ou rochas supõe-se. Tudo em pouco mais de um minuto de imagens, que pouco deixam transparecer a velocidade a que se desenrola toda a jornada. A cápsula viajou a 17.500 milhas por hora, o equivalente a mais de 28 mil Km/h.
A Starliner partiu do Cabo Canaveral a 19 de maio e passou cerca de uma semana na EEI, tendo regressado à Terra no dia 25 de maio. A viagem serviu para testar os vários sistemas do veículo, desde a sua capacidade para se lançar na órbita correta para poder chegar à EEI, depois de se separar do Atlas V, o rocket que a lançou para o espaço, à capacidade de pousar em terra firme com estabilidade.
Pelo meio, verificou-se também se os sistemas da Starliner estavam prontos para acoplar automaticamente com a doca disponível na EEI e para trazer a cápsula de volta à Terra, entrando na rota certa, no momento correto.
Nos próximos meses todos os dados da missão vão ser analisados. Registaram-se, por exemplo, algumas falhas nos propulsores que têm de ser corrigidas, para perceber se a Starliner está pronta para o passo seguinte.
A Boeing, tal como a SpaceX, foram escolhidas pela NASA, num programa que está a transferir para empresas privadas, com o apoio financeiro da agência, a construção e operação de veículos espaciais. A Crew Dragon da SpaceX já conseguiu vencer os muitos desafios da fase de testes e começar a operar normalmente, a Boeing está ainda nessa fase, depois de ter avançado com o primeiro teste à cápsula ainda em 2019.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários